termos

Current Yield

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/02/2021 às 01:49 - Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é current yield?

O current yield é um cálculo que serve para comparar os rendimentos entre os títulos de renda fixa. É a divisão do rendimento anual de um título pelo seu preço atual, isto é, o retorno de um ativo em um ano, caso o investidor o adquira no momento.

O termo em inglês pode ser traduzido como rendimento atual e tem importância essencial para os investidores, afinal, ninguém quer perder dinheiro investindo, não é mesmo?

Como calcular o current yield?

Sabendo a definição de current yield (CY), fica fácil entender a fórmula:

CY = rendimento anual (juros e dividendos) ou cupom / valor de negociação

Vamos supor que um título, negociado a R$ 1000 (valor de face), tem um cupom de 10% a.a. Até que um investidor o compra por R$ 970. Qual foi o current yield dessa operação?

CY = 10%.1000 / 970 = 10,31% a.a.

Dessa forma, neste momento, o yield atual do título é de 10,31%.

Enquanto o yield informa o retorno até o vencimento do ativo, o CY mostra um resultado válido somente para aquele preço.

A tendência, se o valor de negociação diminuir, é o CY aumentar. Em consequência disso, se o valor de negociação aumentar, o CY tende a diminuir.

Vale a pena lembrar que a fórmula também pode ser adaptada para o rendimento de uma ação. Basta fazer a divisão dos dividendos recebidos pelo preço da ação.

Current yield, yield on cost e yield to maturity

Yield significa rendimento e, assim como existe o current, também existem outros dois tipos. Então, para você não se confundir com esses termos tão parecidos entre si, observe:

  • Yield on cost ou rendimento no custo: indicador que mostra a relação entre os dividendos de uma ação e o preço da sua aquisição.
  • Yield to maturity ou rendimento até o vencimento: é o oposto do current yield, já que indica o retorno do título até o seu vencimento — não até o presente, como no CY.

Note que também há o yield blended, que é a taxa de retorno até o vencimento de um título de renda fixa com colateral e o yield stripped, que é basicamente o yield blended deduzido o valor presente dos fluxos do colateral.

Qual é a importância de conhecer o current yield dos títulos?

O current yield é um dos principais meios de avaliar o rendimento de um título com base em seu preço atual. Veja:

  • Deságio

É a compra de um ativo com desconto, em relação ao seu valor nominal. Neste caso, o CY estará acima da taxa do cupom e é vantajoso para o investidor. Lembrando que cupom é a taxa de juros prometida pelo título e vai estampada em seu valor de face.

  • Valor ao par (nominal)

Quando o preço atual do mercado é o mesmo valor ao par. Então, o current yield coincide com a sua taxa do cupom. Comprar ou não comprar o título tem o mesmo peso, é estrategicamente indiferente nesta situação.

  • Ágio

É a circunstância em que um título é negociado com um prêmio em relação ao seu valor nominal e seu current yield estará abaixo da taxa do cupom. Logo, comprar o título pode ser desvantajoso para o investidor.

Quando não se conhece os métodos de análise de um título, é arriscado se arrepender da compra de um título e ter prejuízo ao vendê-lo, trocar de título quando o cenário econômico muda, entre outros.

Portanto, entender quando o current yield está acima, igual ou inferior ao cupom, traduz de forma bastante prática se vale a pena ou não adquirir o papel.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!