termos

Core Business

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/07/2020 às 06:42 - Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Core Business?

O termo Core Business significa, literalmente, negócio principal. Portanto, esse conceito representa o produto, serviço ou atividade básica de uma empresa.

Em outras palavras, o Core Business nada mais é do que o carro chefe de um negócio; o coração da companhia; aquilo que a empresa nasceu para fazer!

É importante identificar o Core Business da empresa?

Sim, e como! 

Afinal, um bom gestor deve desenvolver toda estratégia de negócios em cima do produto, serviço ou atividade principal da empresa. 

Vamos ilustrar um exemplo para que você consiga compreender melhor, certo? Suponhamos que você seja o proprietário de uma sorveteria. 

O negócio principal da sua empresa, obviamente, é a venda de sorvetes.

Uma vez que você tenha isso bem definido, poderá executar planos de ações voltados ao impulsionamento do seu Core Business, como melhorar as características do produto, inovação de sabores, novos equipamentos, como atrair mais clientes, como realizar o marketing do produto, entre outras.

O que é preciso fazer para identificar o Core Business?

Identificar o Core Business de uma empresa nem sempre é fácil, como no exemplo anterior. Isso porque, muitas companhias trabalham com diversos segmentos simultaneamente.

Imagine uma seguradora: por mais que o objetivo principal seja ofertar planos de proteção, tais planos podem ser totalmente distintos entre si. Por exemplo, existem seguros voltados para imóveis, outros voltados para veículos, aparelhos eletrônicos e muitos mais.

Nesse caso, parar identificar o Core Business da empresa, o gestor deverá aplicar um questionário com algumas perguntas bem objetivas. 

Algumas dessas perguntas podem ser sobre a atividade principal da empresa, qual é o público-alvo que a companhia deseja atingir, qual é o diferencial do serviço prestado, o que gera mais lucro, o que gera mais gastos e assim por diante.

Ao encontrar tais respostas, o administrador terá métricas muito mais amplas para definir qual é o carro chefe de seu negócio!

Outro ponto interessante quanto ao planejamento estratégico, é a distribuição correta de tarefas e funções, de acordo com a mão de obra disponível. Isso significa, basicamente, "cada profissional no seu quadrado" ao executar as ações. 

O que fazer depois que o Core Business já foi identificado?

Conforme citado anteriormente, a definição do Core Business proporciona um direcionamento muito mais correto quanto ao planejamento de ações estratégicas.

Porém, é muito fácil desviar a atenção do produto ou atividade principal da empresa, quando novas ideias começam a surgir. Para isso, a palavra principal é foco!

Sabe o exemplo da sorveteria? Se o Core Business são os picolés, não adianta investir em açaí sem a certeza de que o público alvo compraria essa ideia, entende? Nesse caso, seria melhor potencializar o produto que gera o melhor lucro pra empresa.

Core Business versus Inovação

Inovação? Como assim, o que aconteceu com o foco? Calma! Nesse caso, a inovação está muito mais ligada a adaptação do que qualquer outra coisa.

Perceba que, se adaptar aos avanços tecnológicos e sociais é diferente de investir em produtos ou serviços que não fazem parte do DNA da empresa! 

Um ótimo exemplo de empresa que quebrou por não renovar seu Core Business é a Blockbuster, uma das maiores redes de locadora americana já existente nos anos 1980 e 1990. Infelizmente, a companhia acabou falindo com a chegada da era digital.

A atividade principal da Blockbuster era proporcionar entretenimento através de filmes e games, portanto, poderia ter se adaptado para continuar fazendo isso de maneira mais tecnológica, apostando em locações virtuais, por exemplo.

Portanto, é interessante que o gestor esteja sempre atento as novidades e principalmente, as novas exigências do público, para que consiga manter seu Core Business sempre atualizado de acordo com o mercado.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre