Última modificação em 14 de junho de 2021

O que é Contango?

Trata-se de um termo em inglês bastante utilizado nos contextos em que se avaliam o mercado em geral e os contratos de commodities, moedas etc. Costuma-se dizer que, quando as expectativas em relação ao preço de um determinado item são maiores do que o preço atual, essa é uma situação de Contango.

Isso pode ocorrer, por exemplo, com criptomoedas. Caso o mercado considere que o valor futuro dessa Exchange subirá, os investidores mostrarão mais interesse em pagar prêmios por ela no presente. O efeito contrário de Contango, ou seja, a situação em que os valores tendem a baixar é descrita como Backwardation.

No mercado, existem produtos que se encontram em constante situação de Contango. Como é o caso do ouro, cujos prêmios pagos, que, normalmente, estão acima do valor atual, estão diretamente ligados aos custos com transporte, seguro, armazenamento, entre outros. Por essa e por outras razões é que esse tipo de commodity é constantemente oferecida com prêmios futuros.

O que pode acontecer em uma situação reversa?

Como já mencionado acima, nesse contexto que envolve tendências de mercado, commodities, investimentos etc., também se pode falar sobre Backwardation, ou, “retrocesso”, em português. As situações que são descritas por meio desse termo são aquelas em que os valores atuais se encontram mais altos do que os valores futuros. Desse modo, os gráficos mostram inclinações descendentes nos seus indicadores.

Há diversos fatores que podem contribuir para que se encerre a situação de Contango e se inicie a de Backwardation. Podem ser, por exemplo, eventos de curto prazo, como secas, inundações, entre outros eventos naturais, os quais impactam significativamente as tendências de mercado. Tais acontecimentos tendem a empurrar os preços atuais para baixo, em ralação aos valores que serão praticados no futuro.   

Eventos de longo prazo também podem influenciar essa mudança. Um Backwardation pode ser observado em momentos em que há uma elevação grande na demanda por um dos tipos de commodities. Quando isso ocorre, é natural que se tenha a sensação de escassez do item em questão, e, consequentemente, os respectivos preços entram em um viés de alta, permanecendo assim até que novos eventos surjam.

Quais as vantagens de Contango?

Pagar um prêmio agora para receber o produto somente no futuro tem sido o desejo de muitos investidores, que visam ao não pagamento de despesas com transporte e armazenamento. Essa é uma das principais vantagens decorrentes da realização de compras nesse período.

Outros fatores também se mostram responsáveis pela predisposição dos traders em adquirir itens de forma antecipada ao seu recebimento. É o caso da flutuação de preços. Ao fazerem a compra de algo, mesmo que para ter acesso a ele somente no futuro, esses compradores estão buscando se proteger das mudanças de valores, muito comum no caso das commodities e das criptomoedas. Trata-se, portanto, de uma tentativa de driblar as imprevisibilidades do mercado, as quais podem gerar grandes prejuízos.

É bastante comum que as companhias áreas, por exemplo, façam compras de petróleo observando em que momento os valores se encontram e como eles estarão no futuro. Seria extremamente arriscado se as empresas desse ramo comprassem petróleo apenas quando necessário, pois estariam sujeitas às já mencionadas variações.

Sendo assim, um bom planejamento de compras se dá quando se observam as expectativas em relação aos preços que serão praticados mais à frente. Ademais, em termos de benefícios do Contango, pode-se lembrar da tradicional estratégia de “comprar em baixa para vender em alta”.

Em outras palavras, aos investidores, quando observadas as condições futuras de subida de preços, é possível obter lucros adquirindo um produto no presente e à vista, para poder vendê-lo no momento em que ocorrer uma significativa valorização.

Termo do dia

Propriedade Privada

O que é a propriedade privada? Propriedade privada é o nome dado à qualidade específica de um bem – a de ser posse de uma pessoa,…