Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Conta de Pagamento

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/07/2020 às 14:40 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é conta de pagamento?

A conta de pagamento é um tipo de conta bancária que pode ser utilizada para a realização de serviços como: pagamentos de boletos, de transações realizadas por cartões de débito ou crédito e até para saques. Outra forma de utilizá-la é para realização de transferências realizadas entre contas da mesma instituição ou em outras instituições financeiras — os TEDs e DOCs.

Ela só pode ser oferecida por bancos e demais instituições financeiras regularizadas pelo Banco Central. A maioria delas não cobra tarifas dos titulares e permite que todo o processo de pagamento de contas seja otimizado e descomplicado.

Como funciona e para que serve uma conta de pagamento?

O funcionamento desse tipo de conta se dá, basicamente, de duas formas. A primeira delas é a pré-paga, onde o titular precisa fazer um depósito antes de realizar qualquer compra. Assim, as transações só serão concluídas se o saldo existente for suficiente para cobri-las.

A segunda maneira é a pós-paga, que é movimentada por meio dos cartões de débito ou de crédito. O valor da transação é debitado e, somente depois disso, o titular efetua o pagamento.

A conta de pagamento é voltada para quem desejar usufruir de todas as suas facilidades, independentemente de faixa etária ou classe social. Sua abertura é mais simples do que os outros tipos de conta mais tradicionais — como a poupança ou a conta salário— e isso é bem importante para a inclusão financeira de pessoas que ainda não têm acesso ao sistema bancário. 

Quais são as vantagens de uma conta de pagamento?

Uma das maiores vantagens da conta de pagamento é que ela é totalmente digital e todos os seus serviços são oferecidos e feitos dessa forma. Desde o momento da abertura, as transações e até o acompanhamento foram pensados para facilitar a vida dos usuários.

Outro benefício é que ela pode ser aberta tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, aumentando assim sua atratividade para vários perfis. Além disso, esse tipo de conta é completamente seguro. Qualquer recurso mantido nela não pode ser objeto de sequestro, busca ou apreensão, por exemplo, ou de qualquer outro ato causado por débitos que forem de responsabilidade das instituições de pagamento.

Isso acontece porque os recursos ficam alocados em uma conta específica que são mantidos no Banco Central ou aplicados em títulos públicos federais. Com isso, os depositantes podem se sentir mais protegidos, já que não podem ser utilizados para cobrir falência ou liquidações judiciais e extrajudiciais da instituição.

Quais são as contas de pagamento mais utilizadas atualmente?

Além de alguns bancos já disponibilizarem esse tipo de conta, algumas fintechs trabalham exclusivamente com o oferecimento delas. A maioria delas é gratuita e oferece algumas vantagens, como ambientes virtuais seguros e envio de dinheiro para o exterior. Entre elas, é possível citar:

  • PagSeguro (mais conhecida como PagBank);
  • PayPal;
  • NuConta, do Nubank;
  • Mercado Pago, a conta do Mercado Livre;
  • Google Pay.

Entre tantas opções, é preciso pesquisar qual delas atende melhor as necessidades do usuário. Além dos benefícios já citados, algumas oferecem diferenciais como possibilidade de recargas de celular e de compra de saldo para aplicativos como Uber, além da emissão de boletos e saques em bancos 24 horas.

Quais as diferenças entre uma conta de pagamento e uma conta corrente?

Embora ambas tenham suas similaridades, como o oferecimento de cartões de débito e crédito, permitirem transações como DOC e TED e acesso online, também possuem algumas diferenças. A primeira delas é que a conta de pagamento não oferece atendimento presencial — tudo é feito de forma online.

Outra diferença que pode ser definitiva para a escolha de adesão desse tipo de conta é que, por meio dela, não é possível fazer pedidos de empréstimo. Por esse motivo, é preciso avaliar qual modalidade fará mais sentido para a realidade e necessidades financeiras dos interessados.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados