Consumer Credit

Última modificação em 14 de Junho de 2021 às 12:04

O que é Consumer Credit?

Consumer Credit é um termo em inglês que significa crédito ao consumidor, podendo ser entendido também pela expressão mais comum Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Basicamente essa modalidade de crédito concede empréstimos financeiros para pessoas físicas e jurídicas.

Sendo realizado por instituições financeiras, como bancos e outras voltadas exclusivamente para esse fim, além de algumas lojas de departamento, o CDC tem por objetivo permitir que o tomador do empréstimo possa realizar compras diversas, mesmo que este não possua o valor necessário para tal.

É comum também que esse crédito seja concedido em dinheiro para que o cliente consiga pagar à vista pelo produto ou serviço que deseja: um carro novo, a casa própria, a reforma do apartamento, uma viagem etc. Porém há diversas lojas que permitem aos seus clientes realizar compras no local de forma parcelada, através do chamado crediário.

Como funciona o CDC?

Ambas as formas de cessão de crédito direto estão disponíveis a pessoas e empresas que têm boa reputação quanto ao pagamento de suas dívidas, já que, para conseguir fazer esse tipo de transação, o solicitante é submetido a análises de crédito. Caso não seja constatado que o cliente vem cumprindo com suas obrigações relativas ao pagamento de contas ou quitação de dívidas, por exemplo, o Consumer Credit pode ser negado.

Salvo algumas exceções, estar com o “nome limpo”, ou seja, estar com o CPF ou CNPJ fora dos registros do SPC e SERASA é um pré-requisito básico para conseguir crédito junto às instituições. Passada essa primeira etapa, outros fatores serão considerados pelo concessor do empréstimo ou financiamento. Entre eles, estão:

Renda mensal e tempo de serviço

Se o cliente pretende adquirir um bem ou um serviço de valor elevado, sua renda deve ser compatível com os valores a serem pagos nas parcelas. Além disso, ter maior estabilidade no emprego também gera mais confiança nos credores.

Destinação dos recursos

Muitas vezes, é preciso mostrar à instituição financeira que, de fato, os valores solicitados são necessários, expondo as razões que levaram à decisão de tomar o empréstimo ou fazer o financiamento.

Histórico de consumo

Um consumidor experiente, ou seja, que já tenha realizado empréstimos, feito financiamentos, comprado a prazo e que, claro, tenha pagado tudo e sem atrasos significativos tem mais chances de ter o crédito aprovado.

Posse de bens

Possuir veículos e propriedades registrados no em seu nome também aumentam o nível de confiabilidade do cliente perante a instituição.

Vale destacar, porém, que esses parâmetros podem sofrer variações de acordo com a instituição em que se pretende conseguir o Consumer Credit, já que as empresas que oferecem essa alternativa (bancos, lojas de departamento etc.) pertencem a áreas de atuação bastante diferentes entre si.

Quais as vantagens do Consumer Credit?

Esse tipo de crédito é uma opção útil para quem precisa de recursos imediatos suficientes para a aquisição de um serviço ou produto. No caso de pessoa jurídica, inclusive, a sobrevivência da empresa pode depender do “sim” de uma instituição financeira. De fato, as parcelas a longo prazo e os juros cobrados, quando não exorbitantes, são um atrativo para os mais diversificados tipos de consumidor, com as mais diversas necessidades.

Em se tratando de um correntista, por exemplo, um empréstimo bancário costuma ser rápido e fácil de ser aprovado. Na verdade, em muitas das vezes, pelo fato de ser um correntista cuja renda não sofre instabilidades, o cliente já possui um crédito pré-aprovado, o que diminui o tempo de espera e a burocracia para a aprovação.

Quando quem precisa de crédito é uma empresa, esta também usufrui de algumas vantagens relacionadas ao Consumer Credit. Dentre elas, está a possibilidade de adquirir bens para o funcionamento da organização sem ter que comprometer seus recursos, como o capital de giro. As condições de pagamento para empresas também costumam ser boas, incluindo juros mais baixos e prazos longos.

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo