Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Consorciado Ativo

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:14/06/2021 às 14:52 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é um Consorciado Ativo?

De modo geral, o Consorciado Ativo nada mais é do que aquele participante adimplente de um consórcio, isto é, que cumpre com suas obrigações referentes aos pagamentos previstos em contrato. Além disso, o membro do grupo que já tenha sido contemplado, ou seja, aquele que está usufruindo do seu bem ou serviço, ainda é considerado ativo, uma vez que continua pagando as parcelas restantes.

O termo consórcio, por sua vez, trata-se de um sistema de compra de bens móveis, imóveis ou mesmo serviços por meio de compartilhamento com outros compradores. Esse grupo de pessoas (físicas ou jurídicas) se unem para criarem uma poupança, a fim de eliminarem alguns custos excedentes, como valor de entrada e juros. Todo esse sistema é gerido por uma administradora de consórcios, a qual, por sua vez, é fiscalizada pelo Banco Central, o que garante a lisura do processo.

Como funciona um consórcio?

Realizar uma compra por meio de consórcio significa diluir o valor do bem ou serviço ao longo de um tempo, durante o qual os consorciados devem contribuir igualmente. Todos os participantes deverão ser contemplados, ou seja, os participantes receberão aquilo pelo que pagaram – ou estão pagando.

O que varia é o tempo que leva para que um cliente seja contemplado. Isso porque a entrega do produto ou serviço é feita após sorteios mensais, realizados em reuniões que contam com a presença dos contempláveis, ocasião esta que também tem a finalidade de prestação de contas por parte da empresa administradora.

Caso não cumpra com a obrigação dos pagamentos mensais regularmente, além de prejudicar os outros consorciados, o participante inadimplente também poderá sofrer sanções legais. A seguir, entenda mais sobre o não cumprimento do contrato.

Quais são os ricos da inadimplência?

Ter um bom planejamento financeiro é essencial para conseguir arcar de maneira responsável com as contas do dia a dia. Fazer um consórcio, portanto, deve ser algo encarado com seriedade, uma vez que estão envolvidas outras pessoas, além de ativos importantes como o tempo e o dinheiro. Além disso, o consorciado que não está em dia com suas parcelas pode sofrer algumas perdas.

O processo para quem deixa de pagar o consórcio se dá da seguinte forma: primeiro, perde-se o status de Consorciado Ativo, passando a ser considerado “inadimplente”; por último, caso persista a inadimplência, o devedor é considerado “excluído”. No período em que estiver com parcelas em aberto, a pessoa ou empresa não poderá participar da mesma forma dos sorteios mensais.

Por fim, resta ao consorciado que foi excluído participar dos sorteios apenas para receber de volta parte dos valores por ele investidos. Nesses casos, é comum que sejam feitos descontos referentes a multa por quebra de contrato, sem falar na retenção, por parte da administradora do consórcio, de quantias referentes a fundos de reserva, taxas de administração e seguros.

Quais as vantagens de ser um Consorciado Ativo?

Ser um Consorciado Ativo, que implica, como já mencionado, cumprir com as obrigações contratuais do sistema de consórcio, garante ao cliente benefícios que valem a pena. Ter a garantia de que, em breve, seu produto ou serviço vai estar disponível é um deles. Também é possível considerar como algo positivo o fato de que o consorciado terá um retorno integral do investimento que fez, já que estará livre de multas e outras possíveis penalidades pecuniárias.

Quem decide embarcar em um consórcio, sem dúvidas, espera ver seus investimentos bem recompensados num futuro próximo. Por isso, o maior objetivo de um Consorciado Ativo é ser contemplado em um dos sorteios e receber o seu bem ou serviço antes mesmo do fim do prazo estipulado.

Soma-se a isso, a possiblidade de realizar lances nos dias dos sorteios, o que aumenta as chances de ser contemplado. Todas essas formas de retorno podem se tornar distantes, caso não haja rigor em relação às parcelas mensais.  

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados