Conglomerado
O que é conglomerado?
Conglomerado é o nome dado a junção de duas ou mais empresas, de diferentes segmentos, que trabalham em função de uma única estrutura corporativa.
Também conhecido como “conglomerado industrial” ou “grupo empresarial", o conglomerado é considerado uma forma de oligopólio, ou seja, onde uma organização ou qualquer espécie de governo promove o domínio sobre determinada oferta de produtos ou serviços.
O objetivo deste tipo de estrutura corporativa é obter, cada vez mais, novas empresas a seu favor. Consequentemente, o lucro passa a ser maior através dessa expansão.
Um grande exemplo de conglomerado é a multinacional LG, que fabrica desde celulares, televisores e computadores, até eletrodomésticos e produtos petroquímicos. Ou seja, empresas de diferentes segmentos que trabalham em função de uma única organização.
Atualmente, os maiores conglomerados são estadunidenses e asiáticos.
Quais são os prós e contras do conglomerado?
Uma das principais vantagens deste tipo de estrutura, sem dúvidas é a diversificação, que acaba gerando diferentes fontes lucrativas e reduz os riscos de investimento.
Por exemplo, se uma empresa subsidiada sofrer algum tipo de crise em seu ciclo de negócios, não afetará o lucro total do conglomerado, já que outros segmentos estarão atuando de maneira independente.
A capacidade de desenvolver um mercado de capital interno é enorme, entretanto, a dificuldade está na gestão de todos esses recursos.
Os custos com contabilidade e divulgação se tornam maiores a cada nova empresa captada. A complexidade de contas de um conglomerado torna-o mais difícil para gestores e investidores, além de prejudicar na análise e resolução de possíveis conflitos.
Qualquer divergência cultural também poderá ser um desafio neste tipo de estrutura.
Quais são alguns dos maiores conglomerados brasileiros?
COSAN
Fundado em 1936, o Grupo Cosan atua com negócios voltados para as áreas de energia, infraestrutura, gestão de propriedades agrícolas e até mesmo logística.
A companhia tem ações na Bolsa de Valores de São Paulo desde 2005, sendo composta por empresas como: Moove (produtora e distribuidora de óleo lubrificante para varejos e indústrias), Comgás (Companhia de Gás de São Paulo), Radar (realiza o plantio de cana-de-açúcar, soja, algodão e milho), Raízen (produtora de açúcar a etanol) e Rumo (transportadora).
AMBEV
Empresa dedicada à produção de bebidas, considerada uma das 15 maiores empresas do país. Chás, cervejas, energéticos, refrigerantes e sucos, além de água, são algumas das opções em seu portfólio.
Atualmente possui mais de 30 cervejarias, maltarias, fábricas de rótulos, rolha e vidro, entre outros, e integra o AB InBev – junção da companhia belga Interbrew com Ambev.
GRUPO VDL
Foi fundado em 1973, pelos proprietários das empresas Mercedes-Benz e Michelin. O Grupo VDL atua em diversos segmentos automobilísticos através das empresas Autosete, Cardiesel, Mato Grosso Caminhões e Ônibus, Goiás Caminhões e Ônibus, VADIESEL, entre outras.
LEOLAR
Grupo econômico com sede no estado do Pará.
Iniciou como gráfica e posteriormente expandiu-se para diversos segmentos. Atualmente possui negócios na área de informática (Borges Informática), plantio, manejo e carbonização de eucalipto (Marabá Reflorestadora), siderurgia (Maragusa), telecomunicações (Serviços Provedor Leolar) e varejo (Leolar Magazine), entre outros.
GRUPO SAFRA
Um dos maiores conglomerados financeiros do país, com sede na Avenida Paulista, em São Paulo.
Conta com o domínio de diversas empresas, entre elas a Chiquita (produtora agrícola americana), Bank Sarasin (banco privado suíço) e Cinco Telecom.
Quais são os principais conglomerados existentes?
Segundo o Jornal GGN, grandes empresas como Samsung, Nintendo, Coca-Cola, Ford e McDonald’s são também grandes conglomerados e usá-los como exemplos aqui é a melhor forma de te fazer entender o funcionamento desse tipo de organização. Vamos lá!
A Samsung, fundada por Lee Byng-Chull em 1938, inicialmente atuava com o comércio de exportação de pescados, legumes e frutas. Anos mais tarde, passou a investir também na fabricação de pequenas máquinas e eletrônicos, até alçar o sucesso e se tornar uma empresa multinacional.
O mesmo aconteceu com a Nintendo, fundada por Yamauchi em 1889. A empresa japonesa chegou a investir no mercado de transporte, com redes de táxi, imóveis e alimentos, como arroz. Porém, o único investimento que deu certo foi no comércio de brinquedos.
Em 1985, quando subsidiou empresas norte-americanas, realizou o lançamento de vários segmentos de jogos e tornou-se uma das maiores empresas do ramo.
A Coca-Cola, outro grande exemplo de conglomerado, teve surgimento em 1886, quando o farmacêutico John Stith Pemberton criou uma solução posteriormente comercializada como remédio para dor de cabeça e náuseas.
A junção dessa solução com água gaseificada deu origem a famosa marca de refrigerante, que anos depois se expandiu para a indústria de calçados.
O conglomerado da Ford também se destaca pela fabricação de diversos segmentos automotivos, desde 1896 com a criação de carruagens e “quadriciclos” elétricos.
A rede McDonald’s por sua vez, fundada em 1937, costumava ser um restaurante com foco em produtos grelhados.
Quando Richard e Maurice McDonald, filhos de Patrick McDonald, perceberam que o lucro maior era proveniente da venda de hambúrgueres, investiram na transformação da churrascaria em uma rede de lanches e subsidiaram vários de seus fornecedores.