Condomínio Empresarial

Última modificação em 14 de Julho de 2021 às 11:15

O que é um Condomínio Empresarial?

É muito comum ouvir falar em condomínios residenciais, que são complexos onde se constroem residências. Porém outro conceito que vem sendo bastante explorado por empresários de diversos segmentos é o de Condomínio Empresarial.

Tendo surgido, no Brasil, a partir da década de 1990, em Campinas, região metropolitana de São Paulo, esse tipo de estrutura carrega inúmeras similaridades em relação aos condomínios compostos por moradias, que vão desde as ligadas ao espaço físico — com áreas comuns, estacionamento, área de lazer etc. —, até as que dizem respeito aos padrões de funcionamento e administração.

Como funcionam esses complexos?

O que diferencia um condomínio formado por empresas de um composto por casas ou apartamentos, no que tange o funcionamento, é o fato de que os módulos onde as empresas operam são adquiridos por meio de contrato, o que, como é de praxe, tem data de validade. Quando se trata de um apartamento, por exemplo, a aquisição costuma se dar de forma definitiva, por meio de compra, podendo ser locado posteriormente.

Outra característica que diferencia um Condomínio Empresarial dos outros tipos existentes é a sinergia com que trabalham as empresas que dividem esse espaço. Em condomínios residenciais, os condôminos podem ou não cooperar uns com os outros, visando o bem-estar comum.

Já no caso das empresas que estão alocadas em um condomínio, agir em conjunto é o que se espera, pois, assim, conseguem diminuir os custos com manutenção do espaço, segurança, telecomunicação e demais aspectos da infraestrutura necessária para o bom funcionamento das companhias.

Tudo isso é pensado conjuntamente, em assembleias periódicas entre a administração do condomínio (síndicos, subsíndicos etc.) e os representantes das empresas, a fim de se otimizar os gastos, sem, contudo, abrir mão da qualidade dos serviços prestados aos clientes.

Quais segmentos podem usufruir desses espaços?

A estrutura oferecida por um Condomínio Empresarial costuma atender de forma muito satisfatória tanto as pequenas empresas quanto as de grande porte. Locar um módulo em um complexo empresarial pode se mostrar um ótimo investimento, inclusive para os empreendedores que estão iniciando seu negócio.

É interessante notar também que não há um padrão quanto ao tipo de empresa que atua por meio da locação em condomínios. Na verdade, os segmentos são os mais variados possíveis e oferecem produtos e serviços que atendem às demandas mais exigentes.

Ao se observar em que ramo atuam as empresas que compõem um Condomínio Empresarial, é possível notar a presença das que fazem parte da área de saúde, como clínicas odontológicas, oftalmológicas, espaços de saúde mental; além de escritórios de advocacia, de contabilidade; também há imobiliárias, esteticistas, entre outros. 

Quais as vantagens de um Condomínio Empresarial?

Quando surge um novo Condomínio Empresarial, não há dúvidas de que diversos fatores foram considerados na hora de fazer a escolha do local que será contemplado com esse empreendimento. Dentre outros fatores, a localização estratégica é um dos pontos fortes que podem ser destacados quando se pretende listar as vantagens de alugar um módulo em um complexo.

Os elementos positivos que atraem as empresas, além da localização, passam também pela possibilidade de desenvolvimento compartilhado, pelo pagamento de taxa única, destinada a manutenção, administração etc. Também não há, por parte das empresas, a preocupação em contratar mão de obra para cuidar da infraestrutura do local, já que esse tipo de serviço fica a cargo do proprietário do terreno.   

Deixar de se preocupar com questões como essas, permite à empresa direcionar seus esforços para a produção e para o seu desenvolvimento. Desde os anos de 1990, esse caminho tem sido uma tendência das empresas que buscam oferecer bons serviços aos seus clientes, sem a necessidade de investimentos astronômicos que poderiam comprometer a saúde financeira da organização.

Munis - Municipal Bonds

Munis - Municipal Bonds

O que são os Munis (Municipal Bonds)? Munis são os títulos da dívida pública municipal americana, emitidos por governos de cidades, condados ou estados para financiar...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo