Código ISIN
O que é o Código ISIN?
O Código ISIN é um processo extremamente importante no contexto do mercado financeiro em termos de oferecer credibilidade e transparência às empresas e aos investidores.
Em primeiro lugar, ISIN é uma abreviação para International Securities Identification Number. Ou, se preferir, Número de Identificação Internacional de Títulos, em tradução livre para a Língua Portuguesa.
E o que seria então o Código ISIN? Em resumo, é um código emitido para ativos financeiros e que visa identificá-los de maneira única. Assim, podemos considerar como uma comprovação da sua confiabilidade ao investidor.
Como funciona o Código ISIN?
O Código ISIN é composto por uma sequência alfanumérica de doze caracteres. Ou seja, isso significa que a sua formação pode utilizar tanto de letras, como de números na identificação dos ativos.
Além disso, existem algumas categorias de produtos que podem ser utilizados para a aplicação do Código ISIN. O foco delas está na renda variável, como nos casos listamos a seguir:
- Mercado de ações: as empresas podem ter seus papéis negociados na Bolsa de Valores, permitindo a participação dos acionistas em seu negócio e captando recursos para seus projetos e atividades. As ações de uma companhia são um exemplo de ativo que precisa do Código ISIN;
- Mercado de opções: o mercado de opções é uma alternativa ao tradicional mercado de ações e consiste na negociação de direitos de compra e venda para data futura. Esse direito pode ou não ser exercido, mas as operações precisam de registro formal;
- Mercado futuro: parecido com o mercado de opções, o mercado futuro funciona também com acordos para negociação em data futura. Isto é, o preço é predefinido com ampla antecedência. Para isso, também se utiliza do Código ISIN.
Esses três exemplos simples de mercados muito utilizados pelos investidores já permitem que você entenda a importância de formalizar um código para as negociações. No entanto, vale observar que outros ativos da renda variável podem utilizar desse sistema também, como os derivativos.
Quem é o responsável pelo Código ISIN?
O Código ISIN não é uma criação exclusivamente brasileira, mas sim uma padronização global para os ativos internacional. Isto é, as Bolsas de Valores de diferentes países utilizam a mesma estrutura alfanumérica.
A sua composição é sempre feita com duas letras, identificando o país de origem do ativo, seguido por dez caracteres adicionais. Veja um exemplo de Código ISIN da Apple, uma marca global com sede nos Estados Unidos: US0378331005.
O que muda de um local para o outro é a entidade responsável pela numeração, chamada de agência numeradora. No caso do Brasil, essa responsabilidade é exclusivamente da própria Bolsa de Valores, isto é, a B3. Em outros países, as agências numeradoras são definidas individualmente.
O que significa o Código ISIN?
Além de ser um código alfanumérico único, o ISIN permite que os investidores globais identifiquem algumas características dos ativos aos quais se interessam em investir. Isso porque a organização do caracteres não funciona de forma aleatória, mas sim de maneira técnica.
Para que você entenda, vamos analisar o Código ISIN da Petrobrás, uma gigantesca empresa brasileira do ramo petrolífero. O seu ISIN é o seguinte: BRPETRACNPR6.
A princípio, essa sopa de letrinhas pode não indicar muita coisa, mas ao olharmos por etapas, você perceberá as informações sobre o próprio ativo, isto é, as ações da Petrobrás. Veja só:
- BR: identifica o país de origem do ativo. BR é o código do Brasil;
- PETR: as quatro primeiras letras identificam a empresa emissora que, no caso, é a Petrobrás. É o mesmo código da Bolsa de Valores;
- ACN: na sequência, classifica-se o tipo de ativo. No caso, as ações;
- PR: quando aplicável, representa a categoria do ativo. Neste exemplo, ações preferenciais;
- 6: por fim, um número encerra o Código ISIN com o seu dígito de controle.