Clube de empreendedores

Última modificação em 17 de Agosto de 2021 às 02:52

O que é um clube de empreendedores?

Um clube de empreendedores é um grupo de pessoas que se juntam frequentemente para trocar ideias, informações e conhecimentos para que essa parceria possa gerar novos negócios. Além disso, ao participar de algo assim, é possível empreender com mais assertividade por conta de toda a ajuda mútua e, consequentemente, reduzir os custos com consultorias.

Geralmente, um clube de empreendedores é formado por pessoas interessadas em aprender, entender o mercado com mais assertividade, fazer um networking mais forte e gerar negócios. Não é necessário que todos os participantes atuem na mesma área ou no mesmo setor para que as reuniões sejam proveitosas. Na verdade, quanto maior a diversidade, melhores são as chances de negócios ainda mais inovadores serem gerados.

Como funciona um clube de empreendedores?

Um clube desse tipo tem como objetivo principal o de gerar novos negócios aos associados, além de oferecer a eles vantagens exclusivas para que os negócios de cada um possam ser desenvolvidos da melhor maneira possível. Sendo assim, são ministrados cursos, palestras e workshops para que os empreendedores estejam cada vez mais capacitados para o mercado em que atuam.

Com happy hours, eventos e bate papos exclusivos, o clube de empreendedores fortalece o networking de quem participa dele, como dito anteriormente, mas não é só isso. É possível utilizar ferramentas de Big Data para criar um dashboard e, depois de uma análise dos cadastros, fazer um match mais focado para descobrir potenciais parcerias entre os participantes e as chances de novos negócios serem gerados aumentar ainda mais.

Não existe uma frequência obrigatória para que os clubes de empreendedores se reúnam. Os encontros dependem exclusivamente da disponibilidade dos participantes, então, isso significa que podem acontecer toda semana, quinzenalmente, mensalmente ou quando um novo membro se associa a eles.

Quais as vantagens de fazer parte de um clube de empreendedores?

Uma das maiores vantagens em fazer parte de um clube com outros empreendedores é ter em mãos um conjunto diversificado de recursos. O grupo em questão pode ser composto por advogados, profissionais de marketing, programadores, investidores e muitos outros especialistas — todos dispostos a ajudar uns aos outros.

Outro benefício que muitas pessoas não se dão conta que esses clubes proporcionam é a diversão. Embora o networking feito nesses eventos seja ótimo para os negócios em si, também é uma ótima forma de conhecer novas pessoas, aprender sobre diferentes perspectivas e relaxar.

Como fazer parte de um clube de empreendedores?

Existem muitos clubes de empreendedores espalhados pelo país — e até pelo mundo. Uma das formas mais rápidas de procurar por um é perguntar se algum colega de profissão é membro ou conhece algum para indicar. Outra maneira de ter acesso a um deles é fazer uma busca por empreendedores da cidade, da região ou do estado. Alguns deles atuam de forma online, o que facilita o acesso a nível nacional.

Caso o interessado não encontre um ou não quiser participar dos que encontrar, é possível criar o seu próprio. O primeiro passo é traçar um objetivo: o que se espera alcançar com a criação de um grupo desse tipo? Os motivos podem ser dos mais diversos e cabe ao organizador ter isso em mente de forma bastante clara para ter sucesso na criação.

Depois, é preciso encontrar outros empreendedores para fazer parte desse clube. Se o responsável já tiver alguns contatos, pode começar convidando essas pessoas para fazer parte. Caso contrário, pode usar as redes sociais para encontrar pessoas interessantes e que estejam dispostas a participar. O LinkedIn e os grupos do Facebook são ótimas ferramentas para isso.

Quando atingir um bom número de interessados no clube de empreendedores, é só definir como os encontros acontecerão e fazer com que eles sejam sempre proveitosos para todas as partes envolvidas. Por fim, será preciso encontrar uma forma de fazer com que todos permaneçam conectados — como um grupo no WhatsApp — para que o papo continue fora das reuniões.

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo