Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Charles Francis Bastable: saiba quem é e sua importância

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:02/01/2023 às 14:17 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Quem foi Charles Francis Bastable?

Charles Francis Bastable foi um professor de Economia Política na Universidade de Dublin. Defensor do livre comércio, seus trabalhos incluíam exposições sobre o comércio internacional, além de esclarecimentos sobre as ideias de Mill.

Seu texto mais clássico, Public Finance, que foi publicado pela primeira vez em 1892, continua sendo a base para a cobertura moderna de livros didáticos sobre temas como despesas, dívidas, impostos e orçamento do governo.

Como foi a vida acadêmica de Charles Francis Bastable?

Bastable estudou no Trinity College, em Dublin, na Irlanda, de 1873 a 1878. Se graduou com honras como bacharel em História e Ciências Políticas. Mais tarde, em 1890, concluiu seu doutorado e se tornou Doutor em Direito.

Logo após se formar na universidade, Charles Francis Bastable queria focar em uma carreira em direito e ingressou no King’s Inns em Dublin com o objetivo de ser aprovado na profissão. Em 1881, quando já morava em Londres, ganhou uma bolsa de estudos de dois anos na instituição Middle Temple para estudar Direito Romano e Jurisprudência.

Como foi a vida profissional de Bastable?

Embora tenha passado no exame da ordem do seu país em 1882, no mesmo ano foi aprovado em um concurso para a cadeira Whately de Economia Política no Trinity College. Com essa nomeação, desistiu da advocacia para prosseguir seus verdadeiros interesses no comércio internacional e nas finanças públicas.

Ainda em 1882, Bastable foi eleito um membro da Statistical and Social Inquiry Society of Ireland (SSISI). Durante os 10 anos seguintes, redigiu diversos artigos ainda nessa Sociedade sobre as questões econômicas da época. De 1886 a 1895 serviu como secretário dessa instituição e de 1896 a 1915 atuou como vice-presidente.

No ano seguinte à sua eleição para o SSISI, Charles foi nomeado como professor de Jurisprudência e Economia Política no Queen’s College Galway, cargo esse que manteve até o ano de 1903.

Em 1887, os exames para determinar os titulares da cadeira Whately foram extintos. Bastable, então, foi eleito para a presidência por um mandato adicional — e, posteriormente, manteve o cargo até 1932. Durante o seu segundo mandato na cadeira Whately, lançou a sua Teoria do Comércio Internacional, em 1897.

Já em 1890, se tornou um membro fundador da Royal Economic Society e nos 27 anos seguintes contribuiu com inúmeros artigos — predominantemente sobre finanças públicas. Ainda construindo a sua reputação, escreveu Comércio das Nações em 1891 e Finanças Públicas no ano seguinte, em 1892, livro que se tornou um clássico nos 40 anos seguintes.

Em 1894 foi presidente da Seção de Economia e Estatística da British Association, mas mesmo com a sua crescente reputação nos círculos econômicos, o salário escasso recebido pelos seus cargos de professor forçou Charles a assumir cargos adicionais como palestrante — a maioria em Direito.

Nos últimos anos da sua vida profissional, foi eleito como o membro mais influente do comitê de inquérito fiscal da Universidade de Manchester em 1923 e também atuou em um comitê informal de cunhagem de fichas e em um comitê de estatística em 1942.

Como foram os últimos anos de Charles Francis Bastable?

Ainda atuando no conselho do Trinity College como representante dos professores que não eram bolsistas, Charles recusou uma bolsa em 1918 porque estava descontente em como ela era oferecida.

Charles se aposentou da faculdade e da vida pública em 1932. Um obituário escrito por GA Duncan, ex-assistente de Bastable e seu sucessor como professor de Economia Política — o descreveu como um cidadão de uma república de homens de inteligência, bom senso e boa vontade, a quem as distinções do mundo moderno não são apenas irrelevantes, mas perniciosas.

Charles Francis Bastable faleceu em 3 de janeiro de 1945 em sua casa, em Rathgar, um distrito de Dublin, na Irlanda. Deixou sua biblioteca pessoal como um legado para a Trinity College e uma foto do estúdio Chancellor de Dublin é reproduzida com o seu obituário no livro Proceedings of The British Academy e várias de suas cartas estão na biblioteca da mesma universidade.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados