termos

Certificação individual

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/07/2021 às 02:37 - Atualizado 3 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é certificação individual?

Uma certificação individual é como um selo de comprovação de conhecimento de um profissional de alguma área específica. É ela que permite que ele atue onde quer que tenha interesse, de acordo com as atribuições de cada certificado.

De uma forma mais simples, são declarações formais com validade atestada que garantem que o profissional obtém total conhecimento na área em questão. Além disso, elas se fazem obrigatórias para alguns campos de atuação e são necessárias para que a pessoa possa operar em conformidade com a Lei.

Qual a importância de uma certificação individual?

Atualmente existe uma variedade muito grande de certificações individuais. Assim como no caso da medicina, por exemplo, no Mercado Financeiro também existem diversas especializações. Isso porque é um mercado muito grande por conta da enorme gama de gestão de públicos, de ativos ou de objetivos diferentes que precisam desse maior detalhamento.

Muitas vezes, a certificação individual tem um peso muito maior do que a própria formação acadêmica na hora da contratação do profissional. Isso porque, nas universidades, o conhecimento passado sobre investimentos, por exemplo, pode ser mais generalista. As matérias das certificações, mesmo sendo bastante teóricas, são baseadas no dia a dia dos profissionais e em suas atividades.

Existem, por exemplo, diversos conteúdos que são relacionados a aspectos emocionais que estão diretamente ligados com a atividade realizada. Isso tem sido cada vez mais comum porque muitas vezes os profissionais precisam lidam com oscilações importantes do mercado que podem afetar tanto as próprias carreiras quanto as dos clientes que eles atendem. O objetivo dessas matérias é fazer com que consigam passar por esses momentos tensos sem maiores problemas.

Quais são os diferentes tipos de certificação individual?

No Brasil, já existem várias certificações disponíveis. Também cresce o número de órgãos certificadores, que são associações que querem demonstrar que os profissionais que são autorizados por eles possuem uma boa capacitação para lidar com os clientes. A Anbima, por exemplo, é a maior associação de classe quando o assunto é o Mercado Financeiro brasileiro.

Outra associação importante que também é responsável por uma das maiores certificações do país é a APIMEC (Associação de Analistas e Profissionais de Investimentos e Mercado de Capitais). A PLANEJAR (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros) é outra instituição que é responsável por adaptar um processo de certificação internacional — a CFP — para o mercado financeiro, transformando-a na CFA.

O Brasil, hoje, é o país que mais cresce em número de certificações individuais no mundo. Isso demonstra como existe uma grande demanda bastante importante de pessoas que estão buscando por mais informações sobre investimentos e sobre o Mercado Financeiro de modo geral.

Quais são as principais certificações individuais para profissionais do Mercado Financeiro?

Uma das principais certificações individuais para profissionais do Mercado Financeiro é a CEA, a Certificação de Especialista em Investimentos da Anbima. Ela é indicada para profissionais que trabalham na assessoria de gerentes de contas de investidores. A mesma instituição oferece ainda o CGA (Certificação de Gestores da Ambima), que é indicado para quem trabalha com a gestão de recursos de terceiros — que inclui a gestão por meio de fundos e clubes de investimento, por exemplo.

Já a PLANEJAR oferece o Certified Financial Planner (CFP). Ele é recomendado para planejadores financeiros e concede a possibilidade de um profissional trabalhar como consultor na análise de objetivos e de riscos para os clientes com a finalidade de montar a melhor estratégia de investimento para o perfil em questão.

A CAIA (Chartered Alternative Investment Analyst) é uma certificação individual voltada para os investimentos alternativos. Ou seja, isso quer dizer que os produtos não precisam ser obrigatoriamente negociados em um mercado secundário. O profissional pode se especializar em áreas como Private Equity, investimentos imobiliários, commodities ou hedge funds.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre