Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

CCP

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/03/2021 às 20:13 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é CCP?

No contexto do mercado financeiro, existem duas atribuições comuns para a sigla CCP. São elas:

  • Central Counterparty (Contraparte Central, em tradução livre);
  • Cyrela Commercial Properties.

Como não sabemos ao certo qual é o tema que efetivamente interessa na sua pesquisa, hoje vamos explicar brevemente cada um deles para que possa ajudá-lo a entender a função do CCP para as suas finanças pessoais.

O que é Contraparte Central?

A Contraparte Central (CCP) é uma função essencial no mercado financeiro que se coloca na posição de realizar uma contraparte para todas as operações financeiras que venham a ser realizada entre investidores.

Ou seja, se você realizar uma compra na Bolsa de Valores, por exemplo, a CCP se responsabiliza pelo posicionamento como vendedora. Da mesma forma, no momento em que resolver vender um ativo, a CCP se coloca como compradora.

Desta maneira, isso significa que as operações do mercado financeiro possuem uma Contraparte Central, ainda que desconhecida pela maioria dos investidores, que se responsabiliza pelo risco de crédito.

Isso é muito importante para o bom funcionamento do mercado e oferecendo maior transparência e tranquilidade para fatores essenciais das operações como processos de liquidez e liquidação.

Como funciona a CCP?

No Brasil, a Contraparte Central é a própria B3, empresa responsável pela Bolsa de Valores no nosso país. Ela é, portanto, uma das grandes financiadoras do mercado financeiro, garantindo que as operações ocorram normalmente.

É por meio da CCP que há uma garantia aos investidores de receber o dinheiro (em caso de venda) ou receber o ativo (em caso de compra). E tudo isso acontece em tempo real, justamente para garantir ao máximo o funcionamento eficiente da Bolsa de Valores.

Para que a Contraparte Central funcione de maneira adequada, a B3 conta ainda com outros dois sistemas fundamentais nas operações financeiras. São eles:

  • Central Depositária: é o ambiente em que ficam guardados os ativos, com a respectiva indicação de propriedade.
  • Sistema de Liquidação: é o sistema responsável pela liquidação financeira das operações, finalizando o processo de compra ou venda.

Qual é a importância da CCP?

Acreditamos que, nesta altura da leitura, você já tenha compreendido bem função da Contraparte Central e, consequentemente, a sua importância para o bom desempenho do mercado financeiro.

No entanto, vale reforçar que o principal benefício oferecido por esse sistema da CCP é minimizar riscos aos investidores. Isso vale especialmente para momentos de alta volatilidade, onde o mercado se mostra irracional, com alto volume de operações na Bolsa de Valores.

Sendo assim, a Contraparte Central é vital para oferecer transparência, tranquilidade e mitigação de riscos para os participantes do mercado financeiro de uma forma geral.

O que é a Cyrella Commercial Properties?

Já se você chegou até este artigo buscando pela Cyrela Commercial Properties, saiba que essa é uma das principais empresas do setor imobiliário brasileiro. Além de construtora, a empresa atua em outras funções como comercialização de ativos e até mesmo a administração de propriedades.

O foco da empresa está no Sudeste, principalmente em São Paulo. No entanto, a companhia possui abrangência nacional. A sua atuação se destaca em dois tipos de propriedades: lajes corporativas e shoppings.

Caso queira conhecer mais sobre a Cyrela Commercial Properties, os imóveis que ela possui em portfólio ou até mesmo alguns dos seus empreendimentos de maior sucesso, pode acessar o site oficial da CCP.

Eu posso investir na Cyrella Commercial Properties?

Outro fator interessante sobre a Cyrella é que a companhia possui capital aberto e está listada na Bolsa de Valores do Brasil com código de negociação CCPR3. Isso significa, entre outros fatores, que você pode investir nas ações da empresa e também que é fácil consultar alguns dos seus demonstrativos financeiros — como Balanço Patrimonial ou Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE).

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados