Última modificação em 25 de maio de 2021

O que é um cartão adicional?

Um cartão adicional, como o seu próprio nome sugere, é um cartão de crédito extra que é disponibilizado aos titulares das contas de bancos que oferecem essa modalidade de pagamento. O titular pode fazer a solicitação quando sentir a necessidade de oferecê-lo para um dependente, seja ele seu cônjuge, pai, mãe, filhos ou até mesmo um irmão ou irmã.

Com esse cartão, o dependente pode fazer qualquer compra de maneira independente, desde que o valor esteja dentro do limite estipulado pelo titular da conta e pela instituição financeira responsável por ele. Com isso, mais autonomia é gerada, já que não será mais preciso pedir autorização do dono da conta sempre que precisar adquirir um bem ou serviço por meio do cartão.

Como um cartão adicional funciona?

Para fazer a solicitação de um cartão adicional, o interessado precisa apenas entrar em contato com o banco e realizar o pedido. Em algumas instituições, é possível que esse procedimento seja feito de forma totalmente online ou até por meio do aplicativo próprio. Como existem diversas bandeiras — como Mastercard, Elo e Visa —e diferentes tipos de cartões, a escolha será feita com base no cartão do titular.

Em relação ao limite, o que já é definido para o cartão titular pode ser compartilhado com os adicionais. Isso significa, então, que o valor será o mesmo para todos. Em alguns casos, é possível que um valor máximo permitido seja definido para ser utilizado pelo cartão adicional. Quem faz essa escolha é sempre o titular. Caso seja interessante para ambas as partes, é necessário checar a possibilidade com o banco.

Já as faturas do cartão adicional e do principal vêm separadas, ou seja, uma para cada um dos cartões. O responsável pelo pagamento, no entanto, sempre será o titular. Isso significa que, caso o usuário adicional não o utilize com responsabilidade, o titular pode ter algumas complicações no momento de fazer o pagamento e pode até ter o nome negativado por conta disso.

Quais são as vantagens e desvantagens de um cartão adicional?

Uma das maiores vantagens de um cartão adicional é que ele pode ser utilizado para uma educação financeira mais fundamentada. Se o dependente for um adolescente — ou até mesmo uma criança —, no entanto, é responsabilidade dos pais ficarem atentos para fiscalizar de perto como ele está sendo utilizado.

Outra vantagem é que se o cartão principal estiver associado a qualquer programa de recompensa, todos os bônus e benefícios derivados do cartão adicional serão válidos para o cartão titular da conta. Desde que usado com responsabilidade, esse tipo de pagamento pode facilitar a compra de vários serviços e produtos.

As desvantagens desse tipo de cartão envolvem as tarifas e as taxas cobradas que também precisam ser levadas em consideração. É preciso prestar bastante atenção porque, por mais que alguns bancos ofereçam anuidade grátis, elas podem significar um gasto a mais nas faturas mensais.

Quais são os cuidados ao solicitar um cartão adicional?

Existem alguns pontos importantes no que diz respeito à solicitação de um cartão adicional que devem ser levados em consideração nesse momento. O primeiro deles é a responsabilidade — e o controle — de quem vai recebê-lo. Como a fatura chegará para o titular, será de responsabilidade dele fazer o pagamento.

Pensando nisso, disponibilizar acesso a compras livres para adolescentes ou pessoas com pouca ou nenhuma inteligência financeira pode acarretar problemas ou descontroles financeiros. Por esse motivo, é preciso orientar bem o futuro dono do cartão adicional para não ser tomado de surpresa e deixar claro todas as regras de responsabilidades e em relação aos gastos. Caso nunca tenham utilizado um cartão de crédito antes, vale a pena explicar como é o funcionamento dessa modalidade.

Termo do dia

Homo Economicus

O que é o Homo Economicus? O Homo Economicus é um símbolo econômico cujo objetivo é apresentar uma interpretação do ser humano sob o ponto de…