Carlos Ambrósio

Última modificação em 28 de Julho de 2021 às 01:33

Quem é Carlos Ambrósio?

Carlos Ambrósio é conhecido por ser o presidente de uma importante instituição brasileira: a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais). Ele foi eleito para a presidência da entidade no ano de 2018.

Sua carreira, no entanto, começou em outras instituições. Formado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Carlos Ambrósio sempre demonstrou interesse em ter carreira no mercado financeiro.

Foi assim que, logo no início da sua carreira profissional, ele foi colaborador do Citibank. Ele entrou no banco para atuar como estagiário, função de integração entre universitários e os primeiros passos no mercado de trabalho.

Qual foi a carreira de Carlos Ambrósio?

A relação do profissional com o o Citibank não foi curta. Após ser efetivado pela empresa e concluir o seu curso de Administração, Ambrósio trabalhou no banco durante seis anos.

Passado esse tempo, no ano de 1993, ele resolveu tentar uma nova atividade no então Banco Matrix. O novo cargo seria ligado ao gerenciamento de fundos de investimentos, uma atividade ainda nova no Brasil. Especializada na atividade, o banco ganhou notoriedade por entregar uma rentabilidade muito forte como fruto dos seus investimentos.

Não demorou muito para que ele visse no banco uma boa oportunidade de negócio, tornando-se sócio pouco tempo depois da sua entrada na empresa. No entanto, o Banco Matrix e Carlos Ambrósio tomaram rumos distintos. Pressionado por crises, a instituição encerrou suas atividades no final do século, repassando seus fundos de investimentos para o Itaú.

Carlos Ambrósio então seguiu no mercado financeiro, desta vez criando uma nova empresa: a Claritas Investimentos. O lançamento do negócio contou com a participação de outros empresários também, fortalecendo a base de sócios.

Novamente, tratava-se de um projeto inovador. Carlos seria CEO de uma empresa focada na administração dos recursos dos seus clientes, uma atividade que hoje é bem comum, mas na época nem tanto. 

Carlos Ambrósio e a ANBIMA

Após uma trajetória empreendedora, Carlos ainda participou da ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimentos) antes de chegar ao cargo no qual ganhou maior notoriedade em sua carreira: a participação na diretoria da ANBIMA.

Esse status foi atingido no ano de 2012, função na qual ele atuou por mais seis anos. Em 2018, como adiantamos logo na introdução, ele foi escolhido como presidente da instituição, muito por conta da sua ampla experiência com os fundos de investimentos. O mandato de dois anos foi renovado em 2020, quando ele foi reeleito para o cargo até o ano de 2022.

O que é a ANBIMA?

Caso você ainda não conheça a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, trata-se de uma entidade que representa as instituições financeiras participantes do mercado de capitais no Brasil.

A principal atribuição da ANBIMA está na regulação do mercado, promovendo práticas que possam ser replicadas pelos bancos, permitindo uma unidade do sistema financeiro brasileiro. São fatores muito importantes na promoção de qualidade nos serviços e transparência aos clientes e usuários.

A empresa trabalha com valores como cooperação, inovação e excelência, em linha com o que Carlos Ambrósio prega ao mercado financeiro, defendendo a sua importância para o crescimento do país e a evolução da sociedade brasileira.

Além da regulação das instituições financeiras, a ANBIMA também é responsável por promover educação no segmento por meio de cursos e certificações. Trata-se de uma uniformidade de conhecimento essencial para transmitir credibilidade ao mercado como um todo.

Por tudo isso, o papel da ANBIMA é vital dentro do mercado de capitais brasileiros e, consequentemente, também é de grande importância a atuação de Carlos Ambrósio enquanto presidente da entidade.

Jerome Powell

Jerome Powell

Quem é Jerome Powell? Jerome Powell, ou simplesmente “Jay” Powell, é o atual presidente do Federal Reserve (Fed) - que é o sistema de Bancos Centrais dos...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo