Última modificação em 24 de maio de 2021

O que é o CAC-40?

O CAC-40 é o índice oficial do mercado de ações francês. Ele acompanha as 40 maiores ações francesas e leva em consideração a capitalização de mercado da Euronext Paris. Começou com um valor base de 1 mil em 1987 e continuou a operar em apenas um sistema de capitalização total até 2003. Nesse ano, foi alterado para uma metodologia de capitalização ajustada pelo free float.

Sua sigla significa “Cotation Assistée em Continu”, ou operação contínua assistida, em livre tradução. Utilizado como índice de referência para fundos que investem no mercado de ações da França, esse índice também oferece uma ideia geral da direção da Euronext Paris, a maior bolsa de valores do país — conhecida anteriormente como Bolsa de Paris.

Como o CAC-40 funciona?

Os membros do CAC-40 se reúnem com o Conselho Científico dos Índices (CCI) trimestralmente ou em reuniões extraordinárias — por motivos de fusões de empresas, por exemplo. O objetivo dessas reuniões é abordar tópicos como a representatividade dos setores e o volume de transações sobre os títulos das empresas.

Nesse evento, os participantes conseguem optar por realizar a substituição de um valor do índice por outro, quando necessário. Além disso, são discutidas várias questões que dizem respeito às empresas envolvidas, como a falta de liquidez e a queda de valor de mercado.

O CAC-40 atingiu o seu valor mais alto no dia 4 de setembro de 2000. A pontuação chegou a 6.944,77, resultado direto de uma bolha especulativa. A partir desse dia, o desempenho anual do indicador se manteve próximo ao da Dow Jones por muitos anos, o que demonstrou diretamente que as principais Bolsas de Valores do mundo cada vez mais dependem umas das outras.

Qual é o impacto causado pelo CAC-40?

O CAC-40 é um dos principais índices da bolsa de valores europeia transfronteiriça, a Euronext. Criada em 2000 a partir da fusão das bolsas de valores de Paris, Bruxelas e Amsterdã, concluiu a fusão com o Grupo de Valores de Nova York em 2007, o que resultou na formação da NYSE Euronext.

A Euronext gere grandes bolsas localizadas em 6 países diferentes. A empresa opera também o grupo de câmbio mais líquido do mundo — que conta com quase 4 mil empresas listadas —, o que representa uma capitalização de mercado total de, aproximadamente, US$ 30, 5 trilhões.

A comunidade de investidores utiliza esse número para determinar o tamanho de uma empresa ao invés de usar apenas os números das vendas ou do ativo total. Por conta da sua simplicidade e da eficácia para avaliações de risco, a capitalização de mercado pode ser uma métrica bastante útil para determinar em quais ações o investidor está interessado e como ele consegue diversificar o portfólio com empresas de tamanhos diferentes.

O que afeta o preço do CAC-40?

O CAC-40 é movido pelo preço das ações das empresas que o constituem. Sendo assim, um dos impulsionadores mais influentes desse índice é o próprio preço das commodities. Qualquer mudança no preço do petróleo, por exemplo, provavelmente atingirá o preço das ações das grandes empresas do setor o que, por sua vez, moverá o índice de forma mais ampla.

Os eventos econômicos e o desempenho da economia no geral também afetam diretamente o preço do índice. Qualquer evento, como eleições presidenciais, pode influenciá-lo. Além disso, em tempos de crescimento e alto índice de empregos, os gastos dos consumidores podem aumentar, o que, com certeza, impulsiona certos estoques e move o índice mais uma vez.

O CAC-40 também é bastante sensível às flutuações do Euro, a moeda local. Isso porque, além de ser o índice com a maioria das empresas multinacionais da Europa, tem um grande montante de investimentos estrangeiros. Isso significa que um Euro forte faz com que fique mais barato para as empresas francesas comprarem produtos importados de fora da zona da moeda. Por outro lado, um Euro fraco significa que as importações do país serão mais competitivas nessas áreas.

Termo do dia

Oferta 476

A Oferta 476 é o conjunto de diretrizes ditadas pela CVM no que se refere ao acesso para o mercado de capitais. Confira mais detalhes sobre ela…