termos

CA-300

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:05/12/2020 às 09:51 - Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é CA-300?

CA-300 é uma certificação, na área de crédito mobiliário, ofertada pela Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança). O certificado abrange, principalmente, a Resolução 3.954, do Banco Central, que habilita o profissional a trabalhar com o financiamento de imóveis.

Essa resolução do BC trata da remuneração e das exigências para ser um correspondente bancário apto a trabalhar. Caso o profissional deixe de fazer a CA-300, ele pode ser impedido de assinar qualquer proposta a ser enviada para o Banco, já que eles detectam a proposta de um profissional não-certificado.

A instituição certificadora, Abecip, surgiu junto com o Sistema Financeiro da Habitação (SFH) do país e tem a importante função de regulamentar os financiamentos de imóveis para as pessoas com menor poder aquisitivo.

Como funciona a certificação CA-300?

O público-alvo do exame são os profissionais correspondentes no país (vinculados ou não à associação) e que comercializam produtos de crédito imobiliário, além de universitários interessados em obter este diferencial no currículo.

Ele tem duas categorias: o CA-300 e o CA-300 com o módulo de HIS (Habitação de Interesse Social). Nesse segundo tipo, o conteúdo programático é maior, a prova traz 10 questões a mais e 30 min adicionais para resolvê-las. São perguntas referentes às operações de Crédito Imobiliário enquadradas nos Programas Sociais do Governo (como o Minha Casa Minha Vida).

A avaliação pode ser aplicada em qualquer estado nacional e estes são os detalhes sobre a sua aplicação:

  • são 30 questões a,b,c, d de múltipla escolha;
  • é necessário o mínimo de 18 acertos (60% da prova);
  • a taxa de inscrição é de R$ 260;
  • o tempo mínimo para a realização da prova é de 1h30min;
  • o certificado é válido por 5 anos, depois é necessário fazer a recertificação.

Uma vez aprovado, o candidato receberá a certificação, a logomarca que poderá ser acrescida, opcionalmente, ao currículo e/ou cartão de visitas e também terá os seus dados registrados na CRCP (Central de Registros de Certificados Profissionais), uma certificadora que também armazena os dados dos profissionais da FEBRABAN e outros órgãos.

Qual o conteúdo programático da CA-300?

Você pode conferir a introdução de alguns dos conteúdos cobrados aqui no portal, acompanhe:

  • SFN (Sistema Financeiro Nacional) 

Intermediários financeiros (como as sociedades de crédito imobiliário e os bancos múltiplos) e órgãos de regulação — BACEN e CVM.

Finalidades, intermediários e recursos, como poupança, FGTS, entre outros.

  • SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário) 

Finalidades, entidades e Certificado de Recebíveis Imobiliários etc.

  • Negócios e Garantias Imobiliárias

Alienação fiduciária, hipoteca, fiança, entre outros.

Para o profissional que deseja se aprofundar, também existe a Certificação Abecip 600 (CA-600). Ela não é obrigatória e seu nível é um pouco mais avançado, além de ser mais cara para realizá-la.

Financiamento imobiliário vale a pena?

Uma das melhores formas de financiamento imobiliário ocorre por meio do crédito habitacional, uma linha de crédito exclusiva para a compra de bens. É semelhante a um empréstimo, mas tem prazos de pagamento bastante longos, juros mais altos e não pode ser utilizado para custear despesas.

Esse crédito é gerenciado por meio do SFH e do SFI.

O SFH é apropriado para programas de habitação popular, como o Pró-Moradia e o Programa Morar Melhor. Seus recursos vêm do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), FGTS e contas poupança.

Já o SFI abrange os imóveis adquiridos com objetivo de investimento, os que estão localizados em áreas rurais e os que possuem um maior valor de mercado. Além disso, a captação de recursos deste sistema é feita junto ao mercado financeiro e as taxas de juros também são maiores que as do SFH.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre