Boca a boca (propaganda)
O que é boca a boca?
No universo do marketing, existem diversas formas pelas quais uma empresa pode chegar a um determinado público-alvo. Uma delas é a propaganda boca a boca.
Esse método é, na realidade, uma forma praticamente gratuita de divulgação para uma companhia. Consiste na recomendação dos próprios clientes entre si, elogiando a empresa ou a maneira pela qual ela atua e, mesmo sem perceber, influenciando amigos e familiares a consumirem por lá também.
Embora pareça extremamente simples, o marketing boca a boca ainda produz resultados poderosos. Entre outros motivos, ele é mais autêntico do que ações de marketing tradicionais onde a própria companhia elogia os seus produtos e serviços.
Como funciona a propaganda boca a boca?
A dinâmica de uma propaganda boca a boca é relativamente simples. Imagine que você vá a uma loja de vestuário e fique encantado com a qualidade da loja, do atendimento ou até mesmo da experiência oferecida.
Neste cenário, é bastante provável que você comente em sua rotina pessoal que visitou a loja e amou a forma pela qual foi tratado. Ou então fale sobre a marca quando alguém fizer a tradicional pergunta de "onde você comprou essa roupa?" ou então "essa roupa é de qual marca?".
Pois bem, ao mencionar e falar sobre uma empresa de maneira natural no seu dia a dia, você já está fazendo o marketing boca a boca para essa companhia.
Quais são as vantagens do marketing boca a boca?
A primeira e maior vantagem da propaganda boca a boca está na sua autenticidade. É completamente diferente, em termos de aceitação, ouvir a recomendação de alguém próximo do que confiar em um anúncio pago na internet.
As técnicas normais de marketing funcionam também, é verdade. Mas elas são mais trabalhosas. A empresa precisa "martelar" a sua mensagem diversas vezes para que o consumidor compre aquela ideia. É diferente no marketing boca a boca: a proximidade com quem recomenda quebra essa barreira inicial.
Além disso, há outro benefício importante que é o custo. Esse tipo de divulgação é, na enorme maioria das vezes, "gratuito". É claro que há um custo oculto nesse processo, que é o investimento em serviço, qualidade e atendimento que impacte positivamente o cliente. No entanto, o marketing em si é voluntário.
Por fim, tem ainda o componente de "viralizar" a recomendação. Isto é, um cliente sugere a marca para um amigo, que posteriormente repete o processo. Assim, aos poucos, muitas pessoas são impactadas sem que a empresa esteja atuando de maneira ativa nessa propaganda.
Como uma empresa pode fazer propaganda boca a boca?
Por ser um processo que depende diretamente da atuação do próprio consumidor, o marketing boca a boca é mais difícil de ser realizado para uma marca. Isso porque é preciso, em primeiro lugar, que o cliente seja impactado de maneira positiva — o que é subjetivo.
Ainda assim, existem alguns recursos que as companhias podem adotar para conquistar essa recomendação. Para começar, a operação tem que rodar muito bem. Isto é, ter um time de vendas qualificado, estoque renovado para que não falte produtos e oferecer uma experiência tranquila de compra ao consumidor.
Ademais, é necessário surpreender o visitante. Se a expectativa for apenas atendida, dificilmente ele se tornará um promotor da marca. É preciso ir além e entregar algo acima do que o próprio consumidor espera — e isso vai exigir, em muitas vezes, bastante criatividade do time de marketing.
Por fim, é essencial que a marca busque algum tipo de conexão com o seu cliente. Isso pode ser feito por meio de históricas, comunicação nas mídias sociais ou no trabalho pós-venda. Tudo que impacte positivamente o consumidor pode contribuir com o marketing boca a boca.