termos

Bill Gross

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:15/01/2020 às 03:24 - Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Bill Gross?

William Hunt Gross, mais conhecido como Bill Gross, é o nome de um importante investidor dos Estados Unidos. Nascido na década de 1940, Gross se destacou como gestor de fundos ao fazer parte do Pacific Investment Management Co. (do qual é co-fundador) e do Janus Capital Group.

A sua formação inicial se deu na década de 1960, ainda na Universidade Duke, quando se graduou em Psicologia. Posteriormente, Gross ingressou na UCLA Anderson School of Management, onde concluiu o seu Master of Business Administration (MBA). Nesse período, ele chegou inclusive a atuar como jogador profissional de Blackjack (conhecido por aqui como Vinte-e-um), em Las Vegas.

Na década seguinte, o estadunidense se tornou um CFA® charterholder - isto é, alcançou a certificação oferecida pelo CFA Institute aos profissionais do ramo financeiro. À época, Bill Gross já trabalhava como analista de investimentos na Pacific Mutual Life, uma empresa de seguros.

Lá ele foi responsável por co-fundar o Pacific Investment Management Co. (PIMCO), um dos braços da organização criado especialmente para gerenciar contas separadas para os clientes da seguradora quando se tratava de investir os seus aportes. Foi justamente a trajetória da PIMCO, onde Gross trabalhou por mais de 40 anos, que lhe deixou realmente famoso no meio financeiro.

Como Bill Gross ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Para esclarecer, a Pacific Investment Management Co. (PIMCO) é uma gestora global de investimentos focada em produtos de renda fixa. Nela, Bill Gross gerenciava especificamente o fundo PIMCO's Total Return, que em tradução livre pode ser chamado de Retorno Total.

Graças a esse trabalho, aliás, ele foi nomeado pela Morningstar Inc. como o Gestor de Fundos da Década de 2000, quando se tratava de renda fixa. O que mais chamava a atenção era o volume gerenciado por Gross, que à época ultrapassava a marca de 290 bilhões de dólares em ativos.

Conhecido como "The Bond King" (em tradução livre, O Rei dos Títulos), ele se mostrava eficaz em constantemente bater a média do mercado com o seu desempenho. Entre as suas habilidades mais reconhecidas estava o entendimento da incerteza e a capacidade de identificar e explorar as ineficiências do mercado, através da leitura apurada da direção das taxas de juros, da inflação e de outras variáveis ​​que afetam a cotação dos títulos ao redor do mundo. Na PIMCO, os retornos anuais médios de Gross foram de 7,8%.

A relação de "amor" entre Gross e PIMCO não sobreviveu, contudo, à última década. Deixando o seu cargo em 2014, eles entraram em disputa judicial pelos três anos seguintes. Na ocasião, Gross embolsou mais de 80 milhões de dólares, posteriormente doados à caridade.

No mesmo período, ele se juntou à Janus Capital Group (atualmente Janus Henderson). Lá, administrava os fundos Global Unconstrained Bond da empresa, onde não conseguiu, no entanto, repetir o mesmo desempenho de sua trajetória na PIMCO.

Bill Gross se aposentou em 2019, de modo que se dedica atualmente apenas à gestão de sua carteira pessoal e de projetos de filantropia.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre