Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Bens de Capital

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/02/2019 às 15:26 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que são bens de capital?

Os chamados bens de capital são os ativos que uma empresa possui com o objetivo principal de produzir os bens de consumo - ou seja, aqueles que serão comercializados e entregues aos clientes.

Os bens de capital podem ser responsáveis por gerar tanto produtos quanto serviços, a depender do ramo da organização.

São itens de extrema importância na cadeia de produção, pois alimentam toda a Indústria e a Economia, de forma geral.

Quais são os tipos de bens de capital?

Também chamados de bens de produção, os bens de capital podem ser distribuídos em duas categorias distintas.

A primeira diz respeito às matérias-primas, que servem apenas como base para a fabricação de outro produto e são transformados ainda durante a produção.

Esse é o caso da madeira.

As companhias que comercializam móveis, por exemplo, a compram apenas para transformá-la.

Ou seja, ela é tratada como um meio, uma maneira da organização alcançar o produto que vende aos clientes e através do qual ela lucra.

Já a segunda categoria é composta pelos bens intermediários. Os mesmos não são transformados, apenas auxiliam na produção.

Um bom exemplo de bem intermediário é o automóvel.

Imagine que uma importante advogada tenha uma empresa de consultorias e se desloque pela cidade, durante todo o dia, para atender os clientes.

Embora o carro não seja o que o item vendido (a consultoria), é ele que permite que o verdadeiro produto seja disponibilizado ao cliente. Portanto, ele também é considerado um bem de capital.

Quais são as empresas que comercializam bens de capital?

As empresas que produzem bens de capital também são classificadas de acordo com o tipo de bem.

As indústrias de base estão ligadas às matérias-primas, como, por exemplo, as mineradoras, as madeireiras e afins.

Já as indústrias intermediárias estão ligadas aos bens intermediários. Produtoras de maquinário e itens tecnológicos são alguns tipos de empresa que compõem a categoria.

Qual é a relação entre o bem de capital e o B2B?

Se você já leu o nosso artigo a respeito do B2B (modelo administrativo no qual uma empresa se dedica a vender produtos e serviços para outra), pode ter ficado um pouco confuso com a descrição anterior.

Para deixar claro: todas as companhias possuem bens de capital, mas apenas uma parcela produz esse tipo de bem.

Assim, muitas utilizam a madeira para criar produtos (móveis, utensílios e até casas), mas são poucas as que se dedicam a coletá-la e repassá-la a outras empresas, realizando o B2B.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados