Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Bem Substituto

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:29/06/2020 às 18:22 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Bem Substituto?

Podemos compreender por bem substituto qualquer tipo de produto que seja facilmente trocado por outro que atenda as mesmas funções ou o mais próximo possível.

Em outras palavras, um bem substituto pode ser entendido por um produto alternativo. 

Na prática, fica um pouco mais fácil de compreender, veja!

Alguns alimentos, por exemplo, são considerados bens substitutos. Você pode optar por consumir carne suína ao invés de carne bovina, ou ainda, batatas ao invés de arroz.

Isso porque esses alimentos citados correspondem a um mesmo grupo alimentar – proteínas e carboidratos, respectivamente. 

Ou seja, por mais que possuam suas singularidades de nutrientes, a função principal será a mesma, portanto podem ser substituídos por qualquer alimento da mesma classe.

Um Bem Substituto pode causar impacto na economia?

Qualquer bem que seja facilmente substituído por outro, fornecerá ao consumidor um certo poder de escolha. 

Esse poder de escolha, sim, pode causar impacto na economia.

Ainda utilizando os alimentos como exemplo, suponhamos que o preço da carne bovina tenha sofrido um aumento nos custos de produção. Automaticamente, custará mais caro aos consumidores finais.

Percebendo essa diferença de preços, o consumidor poderá optar por substituir este bem, por outro mais barato. Poderá escolher centre carne de aves, pescados, suína, ou até mesmo, embutidos.

Dessa forma, a demanda pelos produtos alternativos aumentará, causando certa movimentação no mercado financeiro.

Perceba que, a situação descrita – sobre o valor acrescido na carne bovina – influencia diretamente os níveis de oferta e procura do mercado. Entretanto, essa movimentação também pode acontecer em questão da redução dos preços.

Ou seja, se o preço da carne bovina baixar, a demanda deverá aumentar devido aos níveis de procura que se estabilizarão. Por outro lado, a procura por bens substitutos será reduzida, impactando o mercado econômico de uma outra forma.

Aliás, o que leva ao aumento de preço de um Bem Substituto?

A variação dos preços pode acontecer de maneira natural, através das leis de oferta e procura. 

Entretanto, existem outros fatores que podem influenciar diretamente nessa oscilação, sem necessariamente ser porquê as pessoas estão consumindo demais ou de menos. 

O primeiro deles, diz respeito às interferências que podem ocorrer ao longo da cadeia produtiva.

No caso da carne bovina, por exemplo, a matéria prima se trata de um animal. Este animal necessita das condições climáticas certas, de acordo com cada espécie em particular.

Isso significa que períodos de estiagem ou chuvas fortes, podem impactar a criação do gado. Da mesma forma, qualquer falha ao longo de todo o processo produtivo pode influenciar na oferta no produto, seja em questão qualitativa ou quantitativa.

O segundo fator, corresponde a movimentação de exportação realizada pelo país produtor. 

Se os países que compram a carne bovina produzida no Brasil, excederem a quantidade de importação, a oferta realizada em território nacional corre o risco de não suprir boa parte da demanda. 

Isso significa que, se não há oferta suficiente para todo mundo, o jeito é aumentar o preço da pouca quantidade para suprir os custos de produção e obter lucratividade.

Qual é a diferença entre um Bem Substituto e um Bem Complementar?

Diferente de um bem substituto que pode ser, literalmente, substituído por outro elemento com a mesma função ou parecida, o bem complementar não oferece essa flexibilidade.

Um exemplo de bem complementar é a gasolina.

A gasolina é o tipo de produto que complementa qualquer tipo de transporte. Em outras palavras, não dá para ter um carro sem adquirir também o combustível.

Vale acrescentar que tanto bens substitutos quanto bens complementares fazem parte dos mercados de perfeita concorrência e das competições monopolistas.  

Isso é, sua flexibilidade – ou falta de – não influencia na maneira como são expostos aos consumidores.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados