Última modificação em 21 de julho de 2021

O que é bem-estar corporativo?

O bem-estar corporativo é um conceito que vem ganhando espaço entre as empresas. Ele diz respeito, principalmente, ao ambiente de trabalho proporcionado aos colaboradores de uma companhia.

Embora seja algo de extrema importância e útil no ambiente corporativo, a oferta do bem-estar para os funcionários é bem ampla. O processo envolve uma série de áreas como saúde, segurança e a cultura organizacional, por exemplo.

Há quem pense, erroneamente, que se trata de um aumento de custo para a empresa. No entanto, existem inúmeros benefícios implícitos na aplicação do bem-estar corporativo. Vamos entender mais sobre essa prática.

Como funciona o bem-estar corporativo?

O principal responsável pela aplicação do bem-estar corporativo dentro de uma empresa é a área de Recursos Humanos. Os profissionais do setor são aqueles que devem buscar pelas principais questões dos funcionários e oferecer um plano de resolução de eventuais problemas observados.

Importante mencionar que, quando falamos sobre bem-estar de colaboradores, esse cuidado não fica restrito ao lado profissional. É necessário um cuidado especial com a parte pessoal, fazendo com que as pessoas se sintam bem e queiram seguir trabalhando na empresa.

E como tudo isso funciona na prática? Com a oferta de serviços e benefícios que estejam alinhados com os interesses dos colaboradores. É o caso, por exemplo, da oferta de alimentação saudável, planos de saúde ou então ajuda de custo para a prática de exercícios.

A formulação de um pacote de benefícios traz um ambiente favorável para que o profissional se sinta bem e queira trabalhar na empresa, algo que favorece todas as partes envolvidas.

Qual é a importância do bem-estar corporativo?

Não é nenhuma novidade que muitas pessoas se mostram infelizes com o seu trabalho. É comum a visão do emprego como uma obrigação, algo que o profissional não gostaria de fazer caso não precisasse do dinheiro.

Embora essa seja uma realidade para muitos brasileiros, o objetivo do bem-estar corporativo é tentar reduzir essa sensação de insatisfação ou infelicidade, tornando o ambiente de trabalho mais agradável.

A verdade é que a insatisfação profissional não é um problema apenas para o próprio colaborador. Para uma companhia, ter funcionários desmotivados é um problema. Eles tendem a ser improdutivos e protocolares em suas funções.

Ao promover uma campanha de bem-estar corporativo, a companhia tenta combater esse cenário adverso, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos seus funcionários e, consequentemente, estimulando que eles estejam mais felizes. É neste ponto que reside a grande importância desta prática.

Quais são os benefícios do bem-estar corporativo?

No tópico anterior, você já viu um dos grandes benefícios de promover um ambiente de trabalho mais agradável aos colaboradores: o aumento da produtividade. Funcionários motivados também são mais produtivos, o que é ótimo para a empresa na medida em que ela mesmo irá colher os frutos de uma equipe engajada.

No entanto, essa não é a única vantagem explorada pela prática do bem-estar corporativo. Outro aspecto positivo está na redução de faltas. Como a saúde é um dos elementos abordados pela estratégia de Recursos Humanos, os colaboradores tendem a apresentar menos casos de doenças ou resfriados.

Não podemos ignorar também a retenção de talentos como outra vantagem importante desse trabalho no ambiente corporativo. Um colaborador satisfeito, afinal, dificilmente vai buscar outra empresa para trabalhar. E o custo de mantê-lo motivado é muito menor do que ter que treinar um novo profissional do zero.

Por fim, há ainda uma melhora do ambiente como um todo, que tende a ser mais harmônico e agradável para todos. Neste ponto, não é difícil compreender os benefícios oferecidos. Ninguém gosta de estar em um local onde há animosidade e insatisfação.

Termo do dia

Mercado de Crédito

O que é mercado de crédito? O mercado de crédito é parte integrante do Sistema Financeiro Nacional, composto ainda pelos mercados de câmbio (moeda), capitais (valores…