Última modificação em 16 de março de 2021

O que é Bear Spread?

Bear Spread é uma estratégia aplicável no mercado de opções, que é uma forma de operar com ativos sem precisar adquiri-los de maneira oficial. Ou seja, trata-se de uma forma de negociar por meio de instrumentos de derivativos.

As operações deste mercado podem ser de dois tipos principais:

Um ponto importante a mencionar é que o mercado de opções oferece alta volatilidade quanto utilizado isoladamente. Isto é, altos lucro e altas perdas podem ser verificadas já no curto prazo. Contudo, é possível estruturar operações com duas posições diferentes e reduzir os riscos. É exatamente o que temos com a estratégia do Bear Spread.

Como funciona o Bear Spread?

O Bear Spread é uma estratégia aplicável ao mercado de opções quando a expectativa do investidor é de que se verifique uma tendência de queda para a precificação do ativo-objeto. Em outras palavras, espera-se que ele sofra uma desvalorização.

Para aproveitar desse momento, mas sem assumir um risco total das suas operações, o investidor pode abrir duas posições no mercado financeiro, gerenciando desta forma seus riscos, mas também limitando um pouco seus lucros.

Considerando que você trabalhe com opções de compra, por exemplo, poderia comprar uma Call a um determinado preço de exercício e vender uma Call em um preço de exercício menor do que a compra anterior.

Parece confuso, certo? Se a compra da sua Call foi a R$25, em uma situação hipotética, a venda da sua Call deve ser inferior a R$25, pois a sua expectativa é de que exista uma tendência de desvalorização do ativo-objeto.

Quais são as vantagens do Bear Spread?

Existem dois pontos positivos da aplicação de uma estratégia de Bear Spread. O primeiro deles é a redução da volatilidade. Como vimos, as duas posições montadas na operação criam faixas de lucro ou prejuízo.

Isso significa que, ao contrário do uso isolado da opção (seja ela de compra, seja ela de venda), você estabelece limites tanto para altas, como para baixas do preço do ativo-objeto.

Além disso, como uma posição é de venda da Call (ou da Put), o investidor recebe o prêmio da operação antecipado. Ou seja, esse valor pode ser utilizado para amenizar os custos da aquisição da opção. Sendo assim, a posição fica mais barata.

Quais são as desvantagens do Bear Spread?

Por outro lado, existem alguns pontos negativos que devem ser ponderados pelos investidores. O primeiro deles é que a maior proteção contra a volatilidade do mercado tem seu custo. E ele é a limitação do lucro potencial da operação.

Isso acontece porque, uma vez que as posições são criadas em direções opostas, não conseguimos aproveitar o lucro máximo quando o ativo se desvaloriza. No entanto, essa limitação é fundamental para a proteção dos riscos da estratégia de Bear Spread.

Ademais, a estratégia não é recomendável em qualquer momento para o mercado financeiro. O ideal é que não exista alta volatilidade e que a queda do preço ocorra de maneira gradual. Portanto, o investidor deve ter um bom conhecimento sobre a análise de precificação de ativos.

Termo do dia

COPOM

O que é o COPOM? COPOM é a sigla para Comitê de Política Monetária. Esse órgão foi criado na estrutura do Banco Central do Brasil, no…