Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

BDR Não Patrocinado

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/06/2020 às 17:37 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é BDR?

O BDR Não Patrocinado, como veremos ao longo do texto, é um dos formatos da modalidade chamada de Brazilian Depositary Receipts. Esse é um ativo que permite a nós, investidores brasileiros, realizar a alocação de capital em empresas estrangeiras.

A grande razão para ser um investimento tão buscado é a praticidade. Por meio dos BDRs, você pode comprar ativos de grandes companhias globais sem precisar de uma conta em uma corretora internacional, com acesso direto à Bolsa de Valores em que a empresa está listada.

Ao contrário do que se imagina, no entanto, comprar BDR Não Patrocinado não equivale a adquirir ações das suas organizações favoritas. Você não estará no quadro de acionistas da companhia. Por outro lado, tem os mesmos benefícios destes — inclusive no que se refere ao recebimento de dividendos.

O que é BDR Não Patrocinado?

Agora que você já conhece o formato de Brazilian Depositary Receipts, nós podemos focar nos seus diferentes tipos e classificações, entre os quais está justamente o BDR Não Patrocinado, tema de foco deste texto.

Essa categorização depende de algumas características importantes como o formato de distribuição e negociação. A administração fica por conta da B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Abaixo, explicamos as duas principais classificações dos BDRs.

BDR Patrocinado 

O BDR Patrocinado é um tipo de Brazilian Depositary Receipts em que a empresa que oferta seus papéis no Brasil precisa buscar por uma instituição depositária. Ela será responsável pela intermediação do ativo entre a companhia e o investidor brasileiro.

Além dessa característica, o grupo de BDRs Patrocinados ainda possui a divisão em categorias específicas, chamadas de Nível I, Nível II e Nível III. A principal diferença está sobre o volume de capital disponível pelo investidor. Os níveis II e III são mais acessíveis ao investidor individual.

BDR Não Patrocinado

Já o BDR Não Patrocinado é uma versão do Brazilian Depositary Receipts em que há um programa comandado por uma instituição depositária. Ela também será responsável pela execução da negociação, mas não possui um acordo com a empresa emissora dos papéis diretamente.

Essa questão da ausência de vínculo direto é, afinal, a principal diferença em relação ao BDR Patrocinado. Para o investidor individual, no entanto, não se trata de algo determinante.

Quais as vantagens de investir em BDR Não Patrocinado?

As vantagens de investir no BDR Não Patrocinado são inúmeras, a começar pelo que mencionamos no começo deste texto: a oportunidade de investir em companhias estrangeiras sem precisar de uma corretora internacional.

Além da facilidade técnica, há um importante benefício de redução de custos. Isso porque, além de eventuais taxas para abertura de conta, você precisaria lidar com a variação cambial nos seus investimentos.

Por fim, trata-se de uma excelente técnica de diversificação. Usando do BDR Não Patrocinado, você tem acesso a um mercado de companhias estrangeiras, alocando parte do seu patrimônio ao dólar, a moeda mais forte do nosso planeta.

Como investir em BDR Não Patrocinado?

A melhor notícia para quem busca comprar ativos de companhias estrangeiras é que, atualmente, comprar BDR Não Patrocinado é uma tarefa bastante simples.

Você pode negociar esses ativos na sua corretora, assim como acontece com fundos imobiliários e ações. Geralmente, o ticker (código utilizado para negociação via Home Broker) é composto por quatro letras e finalizado com os números 34 ou 35.

Vale lembrar que, caso você busque diversificação, o BDR Não Patrocinado é um forte aliado. Ele permite, afinal, que você invista em companhias globais como Apple, Amazon, Coca-Cola, Facebook, Nike, Netflix e Microsoft, por exemplo.

Outro ponto interessante é que, embora seja muito utilizado para alocação ao dólar, o BDR Não Patrocinado também inclui empresas de outros pontos do nosso planeta. Não há obrigatoriedade que as empresas sejam americanas, mas sim estrangeiras.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!