Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Backwardation

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:29/09/2020 às 19:40 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Backwardation?

Backwardation é um conceito muito utilizado no mercado financeiro sobre a relação entre dois preços de um ativo — o valor atual (também chamado de preço à vista ou preço spot) e o seu valor negociado no mercado futuro.

Em primeiro lugar, vale lembrar como funciona esse mercado: você acorda uma data futura e um determinado preço para a compra ou venda de um ativo. Assim, quando chegar no prazo estabelecido, tem uma negociação pronta para ser fechada — independente do valor desse ativo no mercado secundário.

O intuito desse tipo de operação é, para um trader, aproveitar eventuais distorções entre o seu preço à vista e o seu preço futuro. Uma das operações disponíveis nesse sentido é justamente o Backwardation.

Como funciona o Backwardation?

No caso do Backwardation, o preço atual do ativo é maior do que o preço negociado no mercado futuro. Ou seja, há uma expectativa geral de alinhamento do seu preço conforme o prazo de vencimento desse contrato se aproxima.

É por isso que essa situação recebe esse nome de Backwardation, a qual poderia ser traduzida ao português como "retrocesso". De maneira prática, o conceito é de ajuste de precificação conforme o tempo passa e, nesse sentido, torna-se como uma oportunidade para o investidor aproveitar essa correção.

Vale observar também que os preços dos ativos no mercado futuro têm uma relação total com a economia real. Se você negocia commodities como o petróleo ou o ferro, por exemplo, o Backwardation indica um aumento da oferta dessas mercadorias. Assim, é natural que futuramente exista uma pequena desvalorização.

Backwardation vs. Contango: qual é a diferença?

Em outras situações, o mercado pode apresentar características exatamente opostas ao que vimos até aqui. Isto é, ao invés de ter um preço atual maior do que o preço futuro, oferecer um preço atual menor do que o seu preço futuro.

Neste caso, novamente devido ao alinhamento de expectativas ao longo do tempo, temos um cenário em que identificamos uma oportunidade de correção dos preços em função do seu descasamento.

Essa situação de potencial crescimento do valor negociado é chamada tecnicamente de Contango. Trata-se justamente do oposto que vimos sobre o Backwardation.

Como um trader pode lucrar com Backwardation?

Pensando em operações de trading, existem basicamente dois tipos de posições que podem ser abertas no mercado financeiro. São elas:

  • Long: é o nome dado para as posições compradas. Neste caso, espera-se a valorização do ativo;
  • Short: é o nome dado para as posições vendidas. Neste caso, espera-se a desvalorização do ativo.

Portanto, de acordo com o cenário entre o preço à vista (preço spot) e o preço futuro, pode ser melhor um tipo diferente de operação. No caso do Backwardation, por exemplo, como a tendência é de queda, o ideal seria atuar vendido (short).

Já quando há perspectiva de aumento do valor de um ativo, isto é, um potencial de valorização, o ideal é abrir uma posição comprada e aguardar o efeito do Contango ocorrer.

Vale a pena investir no mercado futuro?

Como vimos, essas são duas operações possíveis no universo do mercado futuro. No entanto, é importante dizer que grandes distorções de preços não são tão comuns no curto prazo, justamente porque o mercado reflete as condições econômicas.

Sendo assim, oportunidades de operações como Backwardation e Contango costumam ser mais comuns em horizontes temporais maiores. Por outro lado, esse cenário mais amplo também traz um maior risco na medida em que as incertezas crescem na mesma proporção.

Portanto, independente do seu interesse nesse tipo de operação, não se esqueça de diversificar os seus investimentos e montar uma carteira balanceada, reduzindo assim os riscos implícitos do mercado financeiro.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados