Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Back Office

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/12/2019 às 20:50 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Back Office?

Em boa parte dos negócios, existe o departamento que atua diretamente com o cliente, enquanto outros, mais administrativos, cuidam da estrutura da empresa. Estes setores que ficam na retaguarda da atividade principal é chamada de Back Office.

Assim como as vendas de produtos e serviços são importantes, as tarefas do Back Office também influenciam nos resultados de um negócio. Através dele, a empresa busca otimizar a operação, minimizar riscos e garantir a satisfação do cliente final, mesmo que não tenha o contato direto com ele ou gere receita.

Para que serve o Back Office?

A tradução para o termo “Back Office” seria retaguarda, o que explica a função destes setores para o front office. Já o uso dele está relacionado à disposição inicial das equipes nas empresas.

Na parte da frente (Front Office), ficavam os funcionários em contato direto com os clientes. Já a parte de trás (Back Office), era destinada a quem trabalhava na parte operacional, para garantir o melhor resultado para o Front Office.

Os setores que fazem parte do Back Office são os que atuam na parte administrativa e de suporte, mas generalizada como “operações”. Assim, os setores que costumam fazer parte dele são:

  • Administrativo;
  • Recursos humanos;
  • Financeiro;
  • Jurídico;
  • Informática;
  • Estoque e logística.

O diálogo entre estes setores com o Front Office são essenciais para que a empresa trabalhe em alinhamento.

Back Office no mercado financeiro

Empresas de serviços financeiros podem dividir seus setores em três partes:

  • Front Office (parte frontal): que seria os departamentos que interagem diretamente com o cliente, como as áreas de vendas, marketing e suporte ao cliente;
  • Middle Office (parte do meio): seria a área de gerenciamento de riscos;
  • Back Office (parte de trás, retaguarda): envolve as funções administrativas e de suporte.

Como funciona o Back Office?

Na prática, a principal função destes departamentos não é de gerar receita para o negócio. Entretanto, ele pode influenciar positiva ou negativamente nas finanças da empresa. Uma loja de varejo que não tenha controle sobre o estoque, por exemplo, pode perder vendas por falta do produto ou vender algo que não tem, o que pode gerar até problemas jurídicos.

Por outro lado, o Back Office pode otimizar algumas funções que minimizem os custos. Há companhias que oferecem bonificação para as equipes destes setores quando há redução de gastos. Para uma empresa de menor porte, ele representa os profissionais que cuidam destes serviços indiretos.

Trabalhar no Back Office traz a visão ampla de toda a operacionalização da empresa e serve de preparo para atuar no front office. No mercado financeiro, é esta parte que cuida do processamento das transações e liquidações, regulação de crédito ou risco e demais operações, seja em renda fixa, renda variável ou fundos de investimento.

Trabalhar como Back Office no mercado financeiro

O sonho dos recém-formados em alguma graduação nas áreas de administração, economia ou finanças é de ir diretamente para o Front Office. No entanto, é no Back Office que muitos estudantes conseguem seu primeiro estágio ou ser trainee em um banco ou corretora de valores.

Além da graduação, é preciso ter alguma certificação que comprove o conhecimento no mercado financeiro, conforme determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN) e regulação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima).

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!