Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

AQL (Acceptable Quality Level)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/03/2022 às 13:23 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é AQL (Acceptable Quality Level)?

O AQL (Acceptable Quality Level), ou nível de qualidade aceitável em tradução livre, é uma medida definida na ISSO 2859-1 e aplicada aos produtos como o nível de qualidade que é o “pior tolerável”. Ele informa quantos dos componentes defeituosos ainda são considerados como aceitáveis durante as inspeções de qualidade.

Geralmente, ele é diferente de produto para produto e é expresso por uma porcentagem ou pela proporção do número de defeitos em relação à quantidade total inspecionada. Os lotes de produtos que não atendem a esse nível são rejeitados imediatamente.

O AQL é uma estatística importante para as empresas que buscam um nível de controle de qualidade Six Sigma. Essa é uma das metodologias de controle de qualidade mais importantes da atualidade que foi desenvolvida pela Motorola, Inc. em 1986.

Aqui, é preciso pontuar que é óbvio que os consumidores preferem comprar produtos que não apresentem defeitos. No entanto, tanto vendedores quanto clientes tentam estabelecer limites de qualidade aceitáveis baseados em fatores normalmente relacionados a preocupações de segurança, comerciais e financeiras.

Como o AQL funciona?

O funcionamento do AQL é muito simples. Todas as mercadorias em uma amostra são testadas de maneira aleatória e, se o número de itens defeituosos estiver abaixo da quantidade determinada previamente, o resultado apontará que o produto atende ao nível de qualidade aceitável.

O contrário também pode acontecer. Se o nível de qualidade aceitável não for alcançado para uma amostra específica de mercadorias, os fabricantes precisarão revisar todos os parâmetros do processo de produção para conseguirem localizar as áreas que causaram os defeitos identificados.

Para ficar mais claro, vamos a um exemplo. Considere, então, um AQL de 1% em uma produção. Essa porcentagem significa que não mais que essa quantidade do lote pode apresentar defeitos. Então, entre 1 mil produtos, apenas 10 podem apresentar imperfeições ou irregularidades. Se passar desse número, todo o lote é sucateado.

Na prática, existem três categorias de defeitos dentro do nível de qualidade aceitável. A primeira delas engloba os defeitos críticos, que são aqueles que podem prejudicar os usuários quando são aceitos. Por conta disso, são inaceitáveis e são definidos como 0% aceitos na escala AQL.

Já a segunda categoria diz respeito aos defeitos maiores que, geralmente, acabam por não serem aceitáveis pelos usuários finais porque provavelmente resultarão em alguma falha. Por esse motivo, o nível de qualidade aceitável é de apenas 2,5%.

Por fim, a última categoria diz respeito aos defeitos menores. São aqueles que, provavelmente, não reduzem substancialmente a usabilidade do produto para a finalidade pretendida — mas que, por algum motivo, diferem dos padrões especificados. Alguns usuários finais ainda poderão comprar esses produtos e, por isso, o AQL é de 4%.

Como o Acceptable Quality Level (AQL) é avaliado?

Na prática, o AQL pode ser dividido em três níveis. O primeiro é o próprio nível de qualidade aceitável, que é normalmente o pior nível de qualidade de um produto que ainda pode ser considerado como satisfatório. Ele é o percentual máximo de defeitos que pode ser tolerado e a probabilidade de aceitar um lote desses deve ser alta.

O segundo é o nível de qualidade rejeitável (RQL em inglês), que é considerado como um nível de qualidade insatisfatório e, às vezes, é conhecido como porcentagem de tolerância de lote com defeito. Nele, o risco do consumidor foi padronizado em algumas tabelas e a probabilidade de um desses lotes ser aceito é bastante baixa.

Já o último nível, o de qualidade de indiferença, está em algum lugar entre os dois primeiros. Por isso, as empresas mantêm interpretações diferentes de cada tipo de defeito. No entanto, tanto vendedores quanto compradores concordam com um padrão de AQL adequado ao nível de risco que cada uma das partes assume. Esses padrões são, por exemplo, utilizados como referência durante uma inspeção pré-embarque.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados