Última modificação em 16 de dezembro de 2020

O que é aprendizado organizacional?

Aprendizado organizacional é um conceito que defende que cada indivíduo é capaz de adquirir conhecimentos diversos por meio das mais variáveis formas. Em um ambiente de trabalho, por exemplo, o colaborador absorve conhecimento a cada vivência e troca de experiência dentro da empresa.

Esse tipo de aprendizagem pode ser entendido, de forma simples, como o alcance de novos conhecimentos sobre as demandas e dinâmicas dentro de um negócio, seja de maneira direta ou indireta — e até mesmo fora da empresa. O aprendizado acontece por meio do exemplo de líderes, colegas de trabalho, dos erros e acertos na rotina do trabalho e, principalmente, pelo acúmulo de experiência.

Isso não significa, porém, que o que é aprendido nos treinamentos e cursos — as chamadas hard skills — não possam ser aplicadas no trabalho e na rotina da empresa. O aprendizado organizacional é uma junção de conhecimentos, tanto formais quanto informais, que permite que a instituição crie seus próprios modelos de gestão para que sejam coerentes com as suas necessidades.

O que forma um aprendizado organizacional?

Como dito anteriormente, o conhecimento é construído por conta de diversos fatores e um dos que mais pesam no aprendizado organizacional são as experiências próprias. Isso porque elas, sejam negativas ou positivas, ajudam cada colaborador a compreender em que pontos errou e acertou para que, assim, seja possível construir ações e estratégias diferentes para que os objetivos individuais e coletivos sejam atingidos.

Outros fatores que podem contribuir para um aprendizado organizacional são:

Outra forma que é possível obter conhecimento é por meio de um bom benchmark. Em outras palavras, pela observação das estratégias, boas práticas e ações de outras empresas da concorrência. A partir dessa análise de terceiros, é possível aplicar novos processos, soluções e novas posturas no próprio negócio. Essa pesquisa é bastante comum em diversas áreas e pode ajudar a empresa a conhecer melhor o seu mercado e, assim, fazer um planejamento para se destacar nele.

Quais são as vantagens do aprendizado organizacional?

O aprendizado organizacional contribui grandemente para o crescimento tanto da empresa quanto de seus colaboradores. Por ser um processo verdadeiramente eficiente, apresenta diversos benefícios, como:

Além disso, esse tipo de abordagem oferece um ambiente mais propício à inovação e à criatividade. Quando uma empresa pode contar com profissionais cada vez mais criativos, a possibilidade de que encontrem soluções inovadoras e fora do padrão antigo aumenta de forma significativa. Como resultado, é possível atender às expectativas do mercado em si, o que torna o negócio ainda mais competitivo.

Como aplicar o aprendizado organizacional?

Como o aprendizado organizacional é formado por diversos estímulos internos e externos, desenvolver o conhecimento nos colaboradores não é um processo que acontece de forma instantânea, mas isso não significa que seja complicado demais realizar essas tarefas. É preciso que haja um investimento em atividades que contemplem experiências distintas, como ações inovadoras e práticas.

As dinâmicas são um dos exemplos mais utilizados dessas atividades. Por meio delas, o setor de RH pode tornar a aprendizagem mais lúdica. Essas estratégias, como jogos corporativos, tendem a tornar a experiência ainda mais prazerosa ao mesmo tempo em que permite que os colaboradores coloquem a mão na massa enquanto aprendem.

Um processo cada vez mais aperfeiçoado e aceito pelos responsáveis por aplicar o aprendizado organizacional nas equipes é a gamificação. Isso porque envolve o lado mais lúdico com a tecnologia — e, muitas vezes, com a inovação do ambiente de educação à distância. Com ela, é possível trabalhar o onboarding de novos colaboradores, os treinamentos corporativos e mesmo as tarefas do cotidiano da empresa de uma forma mais interativa e imersiva. Qualquer processo se torna mais engajador, dinâmico e eficiente com a ajuda dessa tática.

Termo do dia

Aposentadoria Integral

O que é Aposentadoria Integral? Aposentadoria Integral é o benefício recebido sem descontos. Um erro comum é acreditar que a aposentadoria integral corresponde a 100% do…