Anuidade

Última modificação em 08 de Janeiro de 2021 às 03:47

O que é anuidade?

A taxa de anuidade é uma cobrança feita pela instituição financeira ou pelo banco responsável por determinado cartão de crédito. Geralmente, ela é cobrada de forma anual e seu valor é discriminado na fatura.

Segundo o Banco Central do Brasil, a cobrança dessa tarifa não é ilegal e é de responsabilidade das instituições financeiras. O valor da taxa também poderá ser verificado no site ou no aplicativo do banco ou do responsável pelo cartão, na seção em que todas as informações sobre ele ficam listadas.

O pagamento da anuidade pode ser feito mensalmente, dividido em parcelas, ou à vista na forma anual. Como existem vários modelos de cartão disponíveis, essa taxa não tem um valor fixo. Antes de adquirir um, o interessado pode conferir as informações sobre ela na descrição do plano no próprio site em que o pedido é solicitado.

Como funciona a anuidade do cartão de crédito?

A anuidade de um cartão de crédito pode funcionar de maneiras distintas, inclusive existem diferentes categorias para essa cobrança. Na convencional, um valor fixo é pago anualmente de forma à vista ou dividida em até, no máximo, 3 vezes. Essa é uma das formas mais transparentes do cliente do cartão saber o valor dessa taxa.

Já na anuidade diferenciada, o valor é pago de forma mensal, ou seja, dividido em 12 vezes. Com isso, o valor pode ser mais acessível, porém, é preciso que o usuário avalie bem a escolha, uma vez que muitas pessoas levam em conta o pequeno valor e acabam pagando mais juros.

Por fim, há uma parcela de cartões que não cobram anuidade. Depois do surgimento de fintechs, como Nubank, muitos bancos passaram a entender essa necessidade. Nessa modalidade, o cliente não se preocupa com despesas a mais e não precisa pagar nenhuma taxa para utilizá-lo. É preciso atenção, porém, já que esses cartões não apresentam programas de milhas ou de fidelidade. Cabe uma análise das necessidades pessoais antes de fazer o pedido de um.

Como descobrir o valor da anuidade?

A anuidade de um cartão de crédito varia de acordo com vários fatores, como a bandeira, o tipo do cartão e a operadora que oferece os serviços. Os que são mais exclusivos e que exigem uma comprovação de renda mais alta podem ter uma anuidade proporcional — ou seja, também bastante alta. Por outro lado, os mais básicos oferecem taxas mais baratas.

O valor da anuidade deve ser repassado já no ato da contratação. Caso isso não aconteça, o cliente pode entrar no site do banco ou da instituição responsável e procurar pela informação — já que, segundo o Banco Central, ela deve estar sempre disponível de forma fácil de ser encontrada.

Uma outra alternativa para descobrir o valor é entrar em contato com a central de atendimento do cartão. Os atendentes também são obrigados a repassar a informação do valor total da anuidade, assim como as condições para o parcelamento, se for o desejo do cliente.

Como negociar o valor da anuidade?

Depois de descobrir o quanto paga de anuidade, qualquer usuário de cartão de crédito pode entrar em contato com a administradora para tentar negociar esse valor ou até mesmo chegar a uma isenção da anuidade. Para isso, a financeira fará um estudo sobre os gastos no cartão, se houve algum atraso no pagamento da fatura e colherá outras informações, como qual é o tipo do cartão em questão.

Aqui, é preciso esclarecer que nem todas as pessoas conseguirão ter sucesso na negociação. De qualquer forma, quem se apresenta como um bom pagador e cliente tem chances altas de conseguir a renegociação desse valor.

Outra possibilidade é buscar informações sobre a anuidade de cartões com condições parecidas em outras instituições financeiras. Em seguida, apresentá-la para a sua instituição atual e observar se eles oferecem uma proposta mais atraente. É preciso ter em mente, porém, que como o valor não é estático, caso o interessado consiga um desconto, precisará renegociá-lo no ano seguinte.

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo