Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Anuidade

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/11/2020 às 02:01 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é anuidade?

A taxa de anuidade é uma cobrança feita pela instituição financeira ou pelo banco responsável por determinado cartão de crédito. Geralmente, ela é cobrada de forma anual e seu valor é discriminado na fatura.

Segundo o Banco Central do Brasil, a cobrança dessa tarifa não é ilegal e é de responsabilidade das instituições financeiras. O valor da taxa também poderá ser verificado no site ou no aplicativo do banco ou do responsável pelo cartão, na seção em que todas as informações sobre ele ficam listadas.

O pagamento da anuidade pode ser feito mensalmente, dividido em parcelas, ou à vista na forma anual. Como existem vários modelos de cartão disponíveis, essa taxa não tem um valor fixo. Antes de adquirir um, o interessado pode conferir as informações sobre ela na descrição do plano no próprio site em que o pedido é solicitado.

Como funciona a anuidade do cartão de crédito?

A anuidade de um cartão de crédito pode funcionar de maneiras distintas, inclusive existem diferentes categorias para essa cobrança. Na convencional, um valor fixo é pago anualmente de forma à vista ou dividida em até, no máximo, 3 vezes. Essa é uma das formas mais transparentes do cliente do cartão saber o valor dessa taxa.

Já na anuidade diferenciada, o valor é pago de forma mensal, ou seja, dividido em 12 vezes. Com isso, o valor pode ser mais acessível, porém, é preciso que o usuário avalie bem a escolha, uma vez que muitas pessoas levam em conta o pequeno valor e acabam pagando mais juros.

Por fim, há uma parcela de cartões que não cobram anuidade. Depois do surgimento de fintechs, como Nubank, muitos bancos passaram a entender essa necessidade. Nessa modalidade, o cliente não se preocupa com despesas a mais e não precisa pagar nenhuma taxa para utilizá-lo. É preciso atenção, porém, já que esses cartões não apresentam programas de milhas ou de fidelidade. Cabe uma análise das necessidades pessoais antes de fazer o pedido de um.

Como descobrir o valor da anuidade?

A anuidade de um cartão de crédito varia de acordo com vários fatores, como a bandeira, o tipo do cartão e a operadora que oferece os serviços. Os que são mais exclusivos e que exigem uma comprovação de renda mais alta podem ter uma anuidade proporcional — ou seja, também bastante alta. Por outro lado, os mais básicos oferecem taxas mais baratas.

O valor da anuidade deve ser repassado já no ato da contratação. Caso isso não aconteça, o cliente pode entrar no site do banco ou da instituição responsável e procurar pela informação — já que, segundo o Banco Central, ela deve estar sempre disponível de forma fácil de ser encontrada.

Uma outra alternativa para descobrir o valor é entrar em contato com a central de atendimento do cartão. Os atendentes também são obrigados a repassar a informação do valor total da anuidade, assim como as condições para o parcelamento, se for o desejo do cliente.

Como negociar o valor da anuidade?

Depois de descobrir o quanto paga de anuidade, qualquer usuário de cartão de crédito pode entrar em contato com a administradora para tentar negociar esse valor ou até mesmo chegar a uma isenção da anuidade. Para isso, a financeira fará um estudo sobre os gastos no cartão, se houve algum atraso no pagamento da fatura e colherá outras informações, como qual é o tipo do cartão em questão.

Aqui, é preciso esclarecer que nem todas as pessoas conseguirão ter sucesso na negociação. De qualquer forma, quem se apresenta como um bom pagador e cliente tem chances altas de conseguir a renegociação desse valor.

Outra possibilidade é buscar informações sobre a anuidade de cartões com condições parecidas em outras instituições financeiras. Em seguida, apresentá-la para a sua instituição atual e observar se eles oferecem uma proposta mais atraente. É preciso ter em mente, porém, que como o valor não é estático, caso o interessado consiga um desconto, precisará renegociá-lo no ano seguinte.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados