Última modificação em 12 de janeiro de 2021

O que é análise de produtividade?

A análise de produtividade é um estudo conduzido para identificar as áreas elegíveis para possíveis pontos de melhoria com base em dados estatísticos coletados durante um determinado período. Ela também é responsável por apontar áreas de atrasos e interrupções que fazem com que os colaboradores não sejam tão produtivos quanto poderiam — e deveriam.

Esse tipo de estudo é realizado, primeiramente, como uma iniciativa para entender o estado atual de qualquer operação. Depois, ela oferece indicadores de linha de base que, por sua vez, trarão dados que poderão ser utilizados para determinar os objetivos de melhoria de produtividade e potenciais economias de custo.

Com os dados obtidos a partir de uma análise de produtividade, é possível eliminar atividades que não agregam valor ao dia a dia da equipe de forma imediata. Além disso, também é por meio dela que os responsáveis conseguem estimar economias potenciais para a melhora do negócio.

Quais são as vantagens de fazer uma análise de produtividade?

Além da melhora na produtividade das equipes e de cada colaborador da empresa, esse tipo de análise oferece diversas vantagens para o negócio e a primeira delas é uma visão muito mais ampla de tudo o que acontece dentro da instituição. Com ela, também é possível:

Ao aplicar as mudanças necessárias detectadas pela análise de produtividade, é possível ter uma equipe ainda mais engajada que se manterá por dentro de todos os novos processos, de todas as metas de dos resultados. Como consequência, as decisões tomadas com base nesse estudo serão cada vez mais precisas e transparentes.

Como fazer uma boa análise de produtividade?

Uma das formas mais práticas de fazer uma análise de produtividade é ao construir alguns indicadores. Para elaborá-los, é preciso apenas definir uma meta e propor um cálculo. O estabelecimento de ambas variáveis pode depender do tipo de negócio a ser analisada e o tipo de produto ou serviço que ele oferece.

Caso a empresa trabalhe com a fabricação de produtos, a medição pode ser feita pela quantidade de unidades produzidas por hora, por dia ou por semana. Já se a atuação for no setor de serviços, um bom indicador pode ser definir prazos para a realização de determinadas tarefas.

A definição da meta, como é possível perceber, varia totalmente de acordo com a realidade de cada negócio. É fundamenta, no entanto, que o objetivo seja centrado na otimização de recursos, como mão de obra e tempo. O cálculo resultante da análise pode gerar números inteiros, unidades de medida ou mesmo valores monetários. Tudo dependerá da meta proposta e do público-alvo.

Quais são os principais indicadores utilizados em uma análise de produtividade?

Existem alguns indicadores que auxiliam e influenciam diretamente em uma análise de produtividade e o primeiro deles são os de qualidade. Eles têm a função de medir se o resultado pré-estabelecido pela empresa — e/ou exigido pelos clientes — está sendo cumprido.

Outro tipo de indicadores bastante utilizados são os de capacidade. Eles mostram a capacidade de produção dos colaboradores em um determinado espaço de tempo. Com eles, é possível saber a média de tempo que cada processo leva para acontecer e, assim, respeitar o prazo determinado de cada um.

Já com os indicadores estratégicos é possível verificar e analisar se as metas determinadas pelos responsáveis estão sendo alcançadas. Caso estiverem abaixo da média estabelecida, é totalmente possível mudar as estratégias e práticas da empresa.

Outros indicadores que fazem parte da análise de produtividade são os de lucratividade e os de competitividade. Os do primeiro caso permitem analisar o lucro líquido da empresa. Já com os do segundo caso, é possível analisar como o negócio está em relação à concorrência e descobrir a parcela que a instituição ocupa no mercado em que atua.

Termo do dia

Fluxo de caixa livre

O que é Fluxo de Caixa Livre? O Fluxo de Caixa Livre é uma das ferramentas utilizadas pelos investidores para avaliar a saúde financeira de uma companhia….