Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Amalgamation: saiba o que é e como funciona

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:01/09/2022 às 14:09 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é amalgamation?

Amalgamation é uma combinação de duas — ou mais — empresas em uma nova instituição. Esse processo é diferente de uma fusão porque nenhum dos negócios envolvidos sobrevive como uma entidade legal. Em vez disso, uma entidade completamente nova é criada para abrigar os ativos e os passivos de ambas as empresas combinados.

Aqui, é interessante pontuar que esse termo caiu em desuso em algumas partes do mundo, como nos Estados Unidos. Lá, ele foi substituído pelo termo consolidação. Já em outros lugares, como a Índia, ainda continuam utilizando o termo.

Como uma amalgamation funciona?

Esse processo geralmente acontece entre duas ou mais empresas que estejam envolvidas na mesma linha de negócios ou com aquelas que compartilham alguma semelhança em suas operações. Elas podem escolher se juntar para ampliar ainda mais a sua gama de serviços ou diversificar as suas atividades.

Como dois ou mais negócios se fundem, o resultado é a formação de uma empresa maior que todas as envolvidas. A instituição cedente — ou seja, a mais fraca entre elas — é absorvida pela mais forte para formar uma empresa completamente diferente. Isso leva a uma base de clientes ainda maior e mais forte, sem contar que também significa que a entidade que acabou de ser formada terá mais ativos.

Existem duas maneiras distintas de contabilizar essa "fusão". O primeiro é o método de agrupamento de interesses, em que a empresa cessionária assume o balanço patrimonial do negócio cedente — que se torna valorizado no dia da fusão. Já no método de compra, os ativos são tratados como se tivessem sido adquiridos pelo cessionário quando as diferenças são contabilizadas como excedente de capital.

Quais são as vantagens e as desvantagens da amalgamation?

Uma das maiores vantagens desse processo é que ela é uma maneira lícita de adquirir mais recursos em dinheiro. Além disso, ela ainda elimina a concorrência, faz com que os envolvidos economizem em impostos e ainda pode influenciar as economias de operações de grande escala.

Ainda sobre os benefícios desse tipo de fusão, ela pode aumentar o valor para o acionista. Como se não fosse o bastante, ainda reduz o risco pela diversificação, melhora a eficiência da gerência e ajuda a alcançar o crescimento da nova empresa — o que, consequentemente, resulta em maiores ganhos financeiros.

Por outro lado, uma das maiores desvantagens é que se muita concorrência for eliminada, a junção pode levar a um monopólio — o que seria problemático tanto para o mercado quanto para os consumidores. Ela também pode levar à redução da força de trabalho da nova empresa, já que alguns empregos estarão duplicados e, portanto, alguns colaboradores se tornam obsoletos.

Quais são os tipos de amalgamation?

Um dos tipos de amalgamation — que é bem semelhante a uma fusão, a propósito — reúne tanto os ativos quanto os passivos das empresas envolvidas e os interesses dos acionistas em questão. Além disso, todos os bens da sociedade cedente, a mais fraca, passam a pertencer à sociedade cessionária.

Ainda sobre esse tipo, a atividade da sociedade cedente começa a ser exercida somente após a fusão. Aqui, é interessante pontuar que nenhum ajuste nos valores contábeis é feito. Os acionistas da empresa cedente que detiverem um mínimo de 90% do valor nominal das ações do capital se tornam acionistas da empresa cessionária.

O segundo tipo de amalgamation é semelhante a uma compra. Nele, uma empresa é adquirida por outra e os acionistas da que foi a cedente não têm participação proporcional no patrimônio do novo negócio. Então, nesse caso, se a contraprestação de compra exceder o valor patrimonial líquido, o total excedente passa a ser registrado como ágio. Caso o contrário aconteça, ele é reconhecido como reserva de capital.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados