Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

ACE

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:03/12/2020 às 20:36 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é ACE?

A sigla ACE abrevia o termo "Adiantamento sobre Cambiais Entregues", que corresponde a um mecanismo de financiamento exclusivo para empresas exportadoras.

A partir do próprio termo é possível obter uma definição bem clara sobre esse instrumento operacional. No mercado internacional, a palavra "cambial" representa todos os bens e produtos que são comercializados.

Note que o ACE se trata de um adiantamento financeiro sobre produtos já entregues, ou seja, que já foram produzidos e embarcados. Isso significa que, ao solicitar tal adiantamento, a empresa exportadora tem o objetivo de receber pelo seu serviço antes mesmo do produto chegar ao destino final e ser pago pelo cliente.

Normalmente, uma exportadora solicita o ACE quando o prazo de entrega e respectivo pagamento pelo produto é superior a 30 dias.

Tendo em vista a importância do comércio internacional, o ACE existe para facilitar e estimular a exportação das produções nacionais, pois assim o Brasil recebe moedas estrangeiras com maior facilidade.

Quando se diz respeito a importação, por exemplo, já não existem tantos recursos que concedam crédito - pelo contrário, há milhares de impostos sobre a operação, justamente para evitar que o país gaste as moedas estrangeiras que detém.

Como o ACE funciona?

Esse sistema de financiamento é realizado entre a empresa exportadora e uma instituição financeira.

Vamos exemplificar para que a compreensão fique mais fácil: você está vendendo uma tonelada de café para uma indústria americana no valor de US$10.000,00, enquanto nós faremos o papel da instituição financeira, certo?

Suponhamos que você levou cerca de 30 dias para produzir o café. Para comerciá-lo e fechar negócio com a indústria americana foram mais 10, para despachar o produto demoraram mais 15 dias e por fim, ele chegará ao destino final a contar de mais 40 dias.

Isso significa que, a partir do momento que a produção começou, a sua empresa já desembolsou dinheiro. Entretanto, só irá receber pelo café num prazo total de 90 dias. Sendo assim, o caixa ficará "desfalcado" durante tempo, até que entre capital novamente.

A fim de solucionar essa questão, você nos procurou e solicitou um ACE. Levando em consideração que esse adiantamento só pode ser aplicado sobre cambiais já entregues, nós conseguiremos te ajudar a partir do momento onde faltam 40 dias para que o seu cliente receba e pague pelo café.

Nós, enquanto instituição financeira, iremos analisar o seu perfil e caso o crédito seja aprovado, o caixa da sua empresa poderá ficar "desfalcado" apenas por 45 dias, ao invés dos 90, entende? Então, quando você receber pelo café, poderá pagar o empréstimo concedido.

Há algumas questões sobre esse trâmite que precisam estar esclarecidas: o empréstimo concedido a você deve ser realizado na mesma moeda de exportação. Ou seja, como se trata de uma indústria americana e a sua empresa receberá em dólar, o financiamento com o banco deverá ser feito em dólar também.

Além disso, a instituição financeira jamais poderá conceder um crédito acima do valor da exportação, apenas abaixo. Nesse caso, você negociou o café por US$10.000,00, mas poderá solicitar um financiamento inferior ao valor total caso queira. O solicitante da ACE quem decide.

Como qualquer outra modalidade de financiamento, certamente há uma porcentagem de juros a ser cobrada pela instituição financeira nessa essa operação - especificamente conhecida como deságio, quando se trata de ACE. 

Por essa razão é interessante que as possibilidades de ganhos e perdas sejam muito bem avaliadas antes de solicitar um Adiantamento sobre Cambiais Entregues, afinal, se o exportador optar por financiar o valor total, deverá ter um bom plano para não sair no prejuízo com a falta de lucratividade no serviço prestado.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados