Mercado Financeiro

Previsto para a próxima semana, o início da temporada de divulgação dos resultados das empresas brasileiras de capital aberto no primeiro trimestre deve injetar ânimo no mercado, de acordo com projeção do Bank of America (BofA)

A instituição estima crescimento de 43% de lucro por ação do índice Ibovespa em relação ao mesmo período do ano passado, sem contabilizar os setores de energia e matéria prima.

Mercado: Ibovespa registra baixa com notícias externas: dólar sobe
O setor de consumo discricionário apresentou 147% de aumento do lucro por ação no primeiro trimestre

No relatório, analistas atribuem o mau desempenho dos três primeiros meses de 2020 ao maior impacto da pandemia sobre a atividade econômica e às condições desfavoráveis do câmbio, que encareceu provisões e despesas com juros para instituições financeiras. 

Esta conjuntura é diferente este ano, destaca o BofA ao lembrar que o lucro dos bancos cresceu devido aos valores mais baixos de provisões. O setor de consumo discricionário apresentou 147% de aumento do lucro por ação no primeiro trimestre. 

Este crescimento se expressa principalmente em compra de combustível e aquisições por meio de plataformas de e-commerce, como a Magalu. Na contramão desse processo, os shopping centers, mais dependentes das interações presenciais, ainda engatinham no quesito retomada dos lucros, devido à manutenção das medidas de distanciamento social.

O lucro por ação da Bovespa em 2021 deve crescer 59% na comparação com 2019, segundo o BofA. 

Commodities voltam a apresentar bom crescimento

Ainda no primeiro trimestre deste ano, setor de commodities deve crescer 115% em receitas e 247% em Ebitda em relação ao mesmo período de 2020, prevê a entidade. 

O bom desempenho é resultado da valorização destes materiais no mercado internacional e do câmbio, cujo valor médio no primeiro trimestre de 2021 é 23% menor ao dos primeiros três meses do ano passado. 

O preço do minério de ferro, aço, celulose e cobre dispararam. Alguns chegaram a bater recordes históricos. 

O gado e os grãos, produtos nos quais a economia brasileira é forte, se valorizam desde o primeiro trimestre de 2020, o que deve impulsionar outras áreas, como processadores de carne, produtos básicos de consumo e energia. Este último beneficia-se não somente dos preços mais altos do petróleo e da depreciação da moeda como também da recuperação dos volumes de combustível.

Nos Estados Unidos, 66% das companhias superaram as estimativas de vendas e de lucro por ação no primeiro trimestre de 2021. 

No caso dos bancos, houve crescimento de 72% do lucro por ação. O Índice de Revisão de Lucro (ERR) global de passou de 1,43 em fevereiro para 1,25 em março, enquanto o ERR brasileiro passou de 1,30 para 1,09 neste mesmo intervalo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Visualizar Comentários

Veja mais Ver mais