Sites de Americanas e Submarino seguem fora do ar desde o sábado
Episódio é prejudicial à empresa porque 60% de suas receitas vêm de vendas online
Os sites das plataformas de e-commerce Americanas e Submarino estão fora do ar desde a madrugada de sábado, 19, após ter sido identificado um "acesso não autorizado", de acordo com nota oficial das empresas. As lojas virtuais fazem parte do grupo Americanas S.A.
Às 11h45, desta segunda-feira, 21, o serviço continuava indisponível.
"A Americanas acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado. A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível", diz o texto.
Na manhã desta segunda-feira, usuários reclamaram por meio das redes sociais pelo fato de os serviços oferecidos pelas plataformas, como acompanhamento de entregas, não estarem disponíveis.
Ainda não há previsão para que os sites sejam restabelecidos. Embora possa haver suspeitas, ainda não há confirmação oficial sobre ataque hacker.
Também segundo a nota, as atividades nas lojas físicas "não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando".
Considerações de analistas sobre Americanas
Para analistas da XP, o episódio prejudica os negócios da empresa: "Vemos a notícia como marginalmente negativa, uma vez que o canal online representa, 60% das receitas da empresa", dizem eles.
No entanto, importante monitorar para ver quanto tempo levará para normalizar as operações e assim entender melhor o potencial impacto nos resultados da companhia. Mantemos nossa recomendação Neutra e preço-alvo de R$ 40 por ação. /Com Agência Estado e XP Investimentos