Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Com pandemia, 'inflação do carro' tem avanço de 17,03% em 12 meses
Finanças Pessoais

IPVA 2023: Saiba quando e quanto você vai pagar em São Paulo

Cada Estado determina uma alíquota de imposto e calendário de vencimento

Data de publicação:27/12/2022 às 11:50 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Janeiro começa com o vencimento de vários compromissos financeiros, um deles é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA 2023. Trata-se de um imposto estadual, equivalente a um porcentual sobre o valor venal do carro e varia de um Estado para outro . 

Em São Paulo, o IPVA é de 4% para veículos com até 20 anos de fabricação, e o seu pagamento poderá ser feito em até cinco vezes, uma forma de aliviar o bolso dos consumidores na virada do ano. Para quem optar pelo parcelamento, dependendo do valor do imposto, o próprio sistema se encarrega de dividir em três, quatro ou cinco vezes, iguais e consecutivas. Mas desde que nenhuma delas seja inferior a R$ 68,52.

Com pandemia, 'inflação do carro' tem avanço de 17,03% em 12 meses

Quem quitar o imposto à vista terá desconto de 3% sobre o valor devido. Um desconto bem mais modesto do que o do ano passado, que foi de 9%.

O proprietário vai conhecer o valor exato do imposto somente a partir do dia 1° de janeiro, com consultas pelo internet banking, por terminais de autoatendimento e também nas agências bancárias. Para isso, terá apenas de informar o número do Renavam.

No entanto, é possível saber com antecedência o valor a ser pago de IPVA, porque a Secretaria da Fazenda de São Paulo preparou uma página na internet, simplificada, para consultas do valor venal do veículo. Para entrar, clique aqui. Nela, também com o número do Renavam, o proprietário obtém essa informação. Basta multiplicar o valor encontrado por 0,04, e o resultado vai corresponder ao IPVA 2023.

O calendário de pagamento é feito de acordo com número final da placa do carro, e o início será dia 11 para os de final 1. A tabela traz a data de vencimento de parcela única ou primeira parcela, as demais terão vencimento na mesma data nos meses seguintes para quem optar pelo parcelamento. Veja o calendário em São Paulo.

final da placaprimeira parcela
111/01
212/01
313/01
416/01
517/01
618/01
719/01
820/01
923/01
024/01
Vencimento do IPVA

O proprietário poderá pagar também em parcela única nesses mesmos dias em fevereiro, mas aí sem desconto. Quem perder o prazo em janeiro para a primeira parcela ou parcela única, ou em fevereiro para parcela única, fica sujeito a acréscimos legais no imposto.

Não pagar o IPVA deixa o veículo em situação irregular e em caso de ser pego em uma blitz poderá ser apreendido. Para retirá-lo, o proprietário terá de quitar o imposto, pagar diárias pelos dias em que o carro ficou apreendido, multa de R$ 293,47, além de levar 7 pontos na CNH.

Sobre o autor
Regina Pitoscia
Editora do Portal Mais Retorno.

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados