Logo Mais Retorno
Com pandemia, 'inflação do carro' tem avanço de 17,03% em 12 meses
Finanças Pessoais

IPVA 2023: Saiba quando e quanto você vai pagar em São Paulo

Cada Estado determina uma alíquota de imposto e calendário de vencimento

Data de publicação:27/12/2022 às 11:50 -
Atualizado um mês atrás
Compartilhe:

Janeiro começa com o vencimento de vários compromissos financeiros, um deles é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA 2023. Trata-se de um imposto estadual, equivalente a um porcentual sobre o valor venal do carro e varia de um Estado para outro . 

Em São Paulo, o IPVA é de 4% para veículos com até 20 anos de fabricação, e o seu pagamento poderá ser feito em até cinco vezes, uma forma de aliviar o bolso dos consumidores na virada do ano. Para quem optar pelo parcelamento, dependendo do valor do imposto, o próprio sistema se encarrega de dividir em três, quatro ou cinco vezes, iguais e consecutivas. Mas desde que nenhuma delas seja inferior a R$ 68,52.

Com pandemia, 'inflação do carro' tem avanço de 17,03% em 12 meses

Quem quitar o imposto à vista terá desconto de 3% sobre o valor devido. Um desconto bem mais modesto do que o do ano passado, que foi de 9%.

O proprietário vai conhecer o valor exato do imposto somente a partir do dia 1° de janeiro, com consultas pelo internet banking, por terminais de autoatendimento e também nas agências bancárias. Para isso, terá apenas de informar o número do Renavam.

No entanto, é possível saber com antecedência o valor a ser pago de IPVA, porque a Secretaria da Fazenda de São Paulo preparou uma página na internet, simplificada, para consultas do valor venal do veículo. Para entrar, clique aqui. Nela, também com o número do Renavam, o proprietário obtém essa informação. Basta multiplicar o valor encontrado por 0,04, e o resultado vai corresponder ao IPVA 2023.

O calendário de pagamento é feito de acordo com número final da placa do carro, e o início será dia 11 para os de final 1. A tabela traz a data de vencimento de parcela única ou primeira parcela, as demais terão vencimento na mesma data nos meses seguintes para quem optar pelo parcelamento. Veja o calendário em São Paulo.

final da placaprimeira parcela
111/01
212/01
313/01
416/01
517/01
618/01
719/01
820/01
923/01
024/01
Vencimento do IPVA

O proprietário poderá pagar também em parcela única nesses mesmos dias em fevereiro, mas aí sem desconto. Quem perder o prazo em janeiro para a primeira parcela ou parcela única, ou em fevereiro para parcela única, fica sujeito a acréscimos legais no imposto.

Não pagar o IPVA deixa o veículo em situação irregular e em caso de ser pego em uma blitz poderá ser apreendido. Para retirá-lo, o proprietário terá de quitar o imposto, pagar diárias pelos dias em que o carro ficou apreendido, multa de R$ 293,47, além de levar 7 pontos na CNH.

Sobre o autor
Regina Pitoscia
Editora do Portal Mais Retorno.

Inscreva-se em nossa newsletter