Mercado Financeiro

Ranking dos investimentos: quem ganha e quem perde em abril e no ano

A Bolsa subiu em abril, mas não o suficiente para sair do negativo em 2023, enquanto o dólar ocupa a última posição tanto no mês como no ano

Data de publicação:29/04/2023 às 02:15 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

Os fundos imobiliários lideram o ranking dos investimentos em abril, em um movimento de recuperação, após meses de queda e chegando a níveis convidativos de entrada. Em seguida vem o bitcoin, na segunda melhor posição do mês, mas no topo de forma isolada no balanço do ano. 

A criptomoeda ganhou impulso com a crise financeira que atinge os bancos médios nos Estados Unidos. Por estar no universo das finanças descentralizadas, o ativo é visto como proteção, imune ao que venha acontecer no sistema financeiro tradicional. E no top 3 está a bolsa, mas que mantém ainda variação negativa no ano. Já o dólar ficou na lanterna nos dois perídos, em abril e em 2023.

Ranking de abril

A seguir, segue o balanço do mês com levantamento feito pelo administrador de investimentos, Fabio Colombo.

Investimento/indicadorRendimento/variação
Fundos Imobiliários (IFIX)3,52%
Bitcoin*2,70%
Ibovespa2,50%
CDBs**de 0,81 a 1,11% 
Títulos IPCA**de 0,73 a 1,03%
Fundos DI***de 0,78 a 0,98%
Fundos de Renda Fixa***de 0,74 a 0,94%
Poupança (líq.)0,58%
IPCA****0,55%
Euro-0,05%
Ouro-0,95%
IGPM-0,95%
Dólar-1,61%
  • * Cotação Investing
  • ** Indicativo
  • *** Média
  • ****Estimativa

Em abril, um dos principais eventos foi a apresentação e envio do novo arcabouço fiscal para o País aos parlamentares. Ainda que os agentes econômicos tenham recebido a proposta de uma âncora fiscal com desconfiança sobre sua eficácia além de algumas ressalvas, até porque não se sabe qual será o texto final que sairá do Congresso, o entendimento foi de que houve uma demonstração de ‘boa-vontade’ e preocupação do governo em controlar os gastos públicos. 

Em alguma medida, o arcabouço fiscal ajudou a bolsa, que fecha o mês na   posição. Lucas de Caumont, estrategista de investimentos da Matriz Capital, destaca que no fim de abril começaram a sair os balanços do 1° trimestre do ano, o que trouxe certa volatilidade ao mercado de ações.

Ele destaca a 3R Petroleum Óleo e Gás (RRRP3) que divulgou seu balanço, apresentando a reversão de R$ 335 milhões de prejuizo do 1° trimestre do ano passado para  R$ 16,1 milhões de lucro no mesmo período deste ano. Outro balanço que surpreendeu, mas de modo negativo foi o do Banco Santander (SANB11), que apresentou fraco crescimento na carteira de clientes e alto custo de captação. 

Caumont relata que duas ações, as do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) e da Petz (PETZ3), tiveram recomendações alteradas e preços alvos abaixados pelo Bank of America e JP Morgan, e ambas apresentaram grande volatilidade na última semana.

Juros e dólar

Ao mesmo tempo, a manutenção da Selic em 13,75% atraiu o capital estrangeiro em busca de ganhos pelo diferencial entre as taxas daqui com as do país de origem (carry-trade). Não apenas, isso, mas também as exportações de commodities trouxeram muitos recursos ao mercado interno levando o dólar a ter o pior desempenho no mês, com queda de 5,51%.

Ranking do ano

Investimento/indicadorRendimento/variação
Bitcoin*76,74%
Títulos IPCA**  4,60%
Ouro  3,97%
CDB**  4,16%
Fundos de Renda Fixa***  3,57%
Fundos DI***  3,57%
IPCA****  2,65%
Poupança (líq.)  2,65%
Fundos Imobiliários (IFIX)  0,31%
IGPM-0,75%
Euro-2,48%
Ibovespa-4,83%
Dólar-5,51%
  • *Cotação Investing
  • **Indicativo
  • ***Média
  • **** Estimativa

Leia mais:

Sobre o autor
Regina PitosciaEditora do Portal Mais Retorno.