Renda Variável

A empresa Petrobras [PETR3;PETR4] é uma das companhias mais conhecidas do Brasil. Dessa maneira, ela é muito importante para a economia do país. Enquanto que seu papel é fundamental no ramo petrolífero, e sua atuação é mundial.

Assim, todo investidor deve conhecer a história dela para não perder oportunidades nos investimentos. Então é sobre isso que estaremos falando neste artigo a respeito do assunto em questão.

Quem é a Petrobras [PETR3;PETR4]

O surgimento desta companhia foi  necessário devido aos debates que havia no país. Uma vez que o objetivo era saber como explorar o petróleo de forma efetiva. Desse modo, havia uma certa divisão, onde as opiniões eram distintas.

Pois, alguns queriam que a iniciativa privada tomasse conta e que houvesse maior abertura. Já o outro grupo queria um maior monopólio do Brasil no setor. Com isso, a Petrobras [PETR3;PETR4] estava bem próxima de ser criada.

Entretanto, na constituição do ano de 1946 foi estabelecida uma regulamentação referente a essa exploração. Como resultado disso, outras empresas de fora do país poderiam ingressar nesse processo.

Devido ao fato de que alguns não concordaram com isso, surgiu a lei 2004. Datada de 3 de outubro de 1953, que definia o monopólio estatal do nosso petróleo. E durante esse processo surgiu uma companhia brasileira voltada para esse fim.

Além disso, o presidente Getúlio Vargas foi quem criou a empresa durante esse período. De fato, o objetivo principal era explorar o petróleo em benefício da própria União. Vale lembrar que durante esse período havia uma campanha aqui no país.

Onde algumas pessoas defendiam que o petróleo era nosso, defendendo a soberania do Brasil. De tal forma que a Petrobras [PETR3;PETR4] se tornou uma companhia gigantesca.

História da Petrobras [PETR3;PETR4]: ramo de atuação e serviços

É importante saber que essa companhia é uma estatal e sua economia é mista. Já o acionista principal e controlador é o próprio Governo Federal do Brasil. Contudo, ela não fica limitada apenas aos serviços de exploração de petróleo.

Veja quais são as outras funções que a empresa atua:

A Petrobras [PETR3;PETR4] também realiza o transporte de diversos tipos de itens, tais como:

Outro ponto importante é que suas instalações foram feitas no Rio de Janeiro. Sendo que apenas no ano de 1954 houve a conclusão delas. Assim, a Petrobras [PETR3;PETR4] iniciou suas operações utilizando apenas algumas refinarias:

Nisso, a produção consistia em apenas suprir cerca de 1.7% do necessário. No ano de 1968, a empresa decidiu expandir toda a sua produção. Para isso ela realizou a criação do CENPES (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento).

Nesse sentido, o objetivo desse centro era trazer uma melhoria tecnológica para ajudar na expansão. Dessa maneira, surgiu também em 1970, a Petrobras Distribuidora. E a sua responsabilidade era apenas comercializar os produtos derivados do petróleo.

Os resultados foram muito bons e a Petrobras [PETR3;PETR4] chegou a liderança em 1975. Sem dúvida, a companhia consegue manter uma capacitação profissional e está sempre atualizando sua tecnologia.

A Petrobras [PETR3;PETR4] de 1974 até o pré-sal

No ano de 1974, a companhia continuou o seu processo para expandir ainda mais. De tal modo que em 1974, ela descobriu a Bacia de Campos. Em resumo, esse local conta com mais de 100 mil quilômetros (quadrados).

Além disso, essa bacia se encontra na costa norte do estado do Rio de Janeiro. Porém, ela ainda agrega uma parte do sul do Espírito Santo. Enquanto que ela se tornou a mais importante reserva de petróleo aqui no Brasil.

Já que a sua produção comporta 80% de todo o petróleo presente aqui no país. Isso demonstra o quanto ela foi crescendo desde a sua criação. Chegando em 1985, o Campo de Marlim também foi descoberto, o que trouxe muitos benefícios.

Com isso, a empresa Petrobras [PETR3;PETR4] havia encontrado esse local na Bacia de Campos. E a sua distância era de 110 km da parte litorânea do Rio de Janeiro. Logo após muitos anos de crescimento e expansão, o pré-sal foi encontrado.

Desse modo, a companhia divulgou em 2006 que havia achado uma grande reserva de petróleo. A localização dela era embaixo de uma camada muito grossa de sal. E a sua localização também está no litoral do estado do Rio de Janeiro. Estaremos falando mais sobre isso no próximo tópico do artigo.

A Petrobras [PETR3;PETR4] e o pré-sal

Com toda a certeza, você já deve ter percebido a grandeza dessa empresa nacional. Entretanto, isso não é tudo, pois ela está sempre inovando e buscando novas alternativas. Assim, no ano de 2006, o pré-sal foi encontrado e trouxe muita euforia.

Pois, a Petrobras [PETR3;PETR4] teria um local rico em petróleo para explorar. Sendo que havia muito do produto embaixo da camada de sal. Por certo, a confirmação deste achado só veio no ano de 2007.

Vale ressaltar que houve uma cooperação para que isso fosse possível. Incluindo até mesmo empresas estrangeiras com interesses no setor. Em 2010, ela decidiu explorar o petróleo no Campo Jubarte (Bacia de Campos).

E isso foi fundamental para melhorar a economia do Brasil durante esse período. Por sua vez, os campos de exploração foram divididos em:

Ao todo, a Petrobras [PETR3;PETR4] são 31 poços que foram perfurados para esse fim. De acordo com as informações, a Bacia de Santos se tornou a mais efetiva. Então, são pelo menos 9 campos bons que estão presentes no local.

Não há dúvidas que o descobrimento do pré-sal foi muito bom para o país. Já que isso ajuda a atrair investidores tanto do país quanto do exterior. De tal forma que na bolsa de valores a companhia tem sido bem vista.

Realmente é um grande privilégio contar com uma reserva tão grande do produto. Pois, isso evitará problemas gerados pelas crises de energia.

Vantagens do pré-sal encontrado pela Petrobras [PETR3;PETR4]

A fim de auxiliar os investidores a entenderem a grandeza do local, confira algumas vantagens:

Observe que a Petrobras [PETR3;PETR4] é privilegiada por ter encontrado esse lugar. Dessa forma, isso inclui ela em um patamar que orgulha os brasileiros. Contudo, o grande problema é o aumento do gás carbônico.

O que ocorre mediante à queima que é realizada nos combustíveis fósseis. Nesse sentido, essa é uma das desvantagens apresentadas. Por fim, a vida marinha também pode ser prejudicada caso hajam  vazamentos de petróleo.

Como a Petrobras [PETR3;PETR4] faz para extrair o petróleo?

Todo investidor que pretende aplicar dinheiro em uma companhia deve conhecê-la muito bem. Por isso, saber como é feita a extração do petróleo também é fundamental. Confira todos os passos que são realizados nesta operação:

Com isso, a Petrobras [PETR3;PETR4] demonstra todo o seu potencial para encontrar o produto. E também transformá-lo futuramente em outros itens que são derivados dele. Vale lembrar que esse é um processo cauteloso e muito difícil.

O IPO da Petrobras [PETR3;PETR4]

No ano de 2010, o grupo decidiu realizar um IPO de ações na bolsa. O objetivo principal era ajudar na exploração de petróleo da camada de pré-sal. Por certo, o valor desse processo se fixou em ao menos US$ 50 bilhões.

Logo após a realização dessa operação, o dinheiro captado foi utilizado para tecnologia e infraestrutura. Ao passo que isso possibilitou com que a expansão da empresa continuasse muito forte.

Na época, os investidores podiam comprar essas ações e conseguir rentabilidade. Contudo, nos tempos atuais a mesma ainda se encontra na bolsa. Assim, os acionistas podem adquirir os papéis da PETR3 ou da PETR4.

Sem dúvida, a Petrobras [PETR3;PETR4] continua no grupo das principais empresas do mercado. Uma vez que a cada ano ela tem melhorado os seus serviços. Agora que já conhecemos diversos detalhes, vamos verificar se as suas ações são vantajosas.

O setor de petróleo é uma boa escolha?

É importante saber que o petróleo tem uma importância muito grande no mercado. Dessa maneira, empresas com atuação no setor costumam ser boas opções. Mesmo com a substituição dele em certos casos, ele ainda é relevante.

Já que a utilização dos combustíveis fósseis costuma ser criticada. Além disso, saiba também que essa categoria sofre bastante instabilidade. Devido ao fato de que há uma ligação com as questões políticas.

Nisso, algumas crises que podem surgir nos países, costumam trazer mudanças no mercado. Com isso, a Petrobras [PETR3;PETR4] vem atuando no setor que se mantém estável.

De fato, o investidor pode acreditar nessas companhias e nos serviços prestados por elas. Sendo que o ideal é verificar o momento e as oscilações presentes na bolsa. Para que os resultados possam ser os melhores possíveis.

Investir na Petrobras [PETR3;PETR4] a longo prazo é uma boa escolha?

Conforme já sabemos, a companhia brasileira em questão mantém sempre a sua liderança. De tal forma que é uma das mais importantes no Brasil e no Mundo. E o petróleo é um tipo de item de grande valor e relevância.

Isso indica que em um período de longo prazo as ações da empresa são boas. Aliás, a empresa possui certas estratégias que visam o seu crescimento. Podemos incluir nesse processo o pré-sal e melhorias em suas operações de extração e refino.

Inegavelmente, a Petrobras [PETR3;PETR4] se torna uma boa possibilidade para integrar a carteira. Já que os seus papéis possuem uma liquidez adequada para os seus acionistas. E ocorrem também diversas variações nos preços, que são ideais para quem pretende buscar lucros.

Certamente apostar em ativos da empresa em períodos mais longos é fundamental. Só se torna necessário estar atento às análises e a volatilidade do mercado. E ainda é possível conseguir vantagens a curto prazo. Que incluem a liquidez e as oscilações que já falamos anteriormente.

Embora apresente muitas vantagens, a bolsa de valores é um ambiente volátil. Ou seja, os resultados podem ser positivos ou negativos. Por esse motivo é importante estar sempre observando o mercado, para não ser surpreendido.

Quais são as principais desvantagens das ações da Petrobras [PETR3;PETR4]?

Embora a Petrobras [PETR3;PETR4] seja uma boa opção de compra, existem algumas desvantagens. Dessa forma, a administração estatal pode ser um ponto que complica um pouco a situação.

Já que os preços podem ser afetados, bem como a própria gestão presente na companhia. Como resultado disso, podem acontecer algumas crises políticas que prejudiquem a companhia.

Ou mesmo os casos de corrupção que puderam ser vistos durante anos anteriores. Tudo isso faz com que seja arriscado acreditar nos ativos em questão. Entretanto, a análise precisa ser completa e não somente por um item.

Por certo, as oscilações nos preços também são prejudiciais para o setor. Quando isso acontece de forma brusca, as ações podem sofrer com essas mudanças. Conflitos entre as políticas internacionais costumam ser um dos que mais ocorrem.

Como são feitas as compras dos ativos desta empresa?

De acordo com a bolsa de valores, as ações da Petrobras [PETR3;PETR4] estão disponíveis. Assim, elas podem ser adquiridas através desse ambiente em dois formato diferentes que são:

De uma forma resumida, as ordinárias permitem o voto na Assembleia. O que permite uma maior interação e controle por parte do investidor. As preferenciais são ideais para recebimento dos pagamentos em dividendos.

Contudo, na segunda opção o acionista não pode emitir o seu voto. Pois, ele apenas participa do processo como um investidor que comprou os papéis. Para quem tem dúvidas de como fazer essas aquisições siga esses passos:

Além disso, entenda que esses papéis das ações podem ser comprados em lotes (100). Ou através de frações, que também são outra forma interessante de investir. Não se esqueça também que é importante analisar os balanços e números da empresa.

Já que isso ajuda na hora de escolher ações que realmente podem trazer lucros. Os analistas costumam utilizar alguns métodos para definir os ativos mais promissores. São eles que permitem a montagem de uma carteira de investimentos ideal.

As ações da Petrobras [PETR3;PETR4] são boas para 2021?

Os preços aplicados no petróleo estão voltando à normalidade presentes nos tempos de pré-pandemia. Com isso, as ações da Petrobras [PETR3;PETR4] podem ser favorecidas devido a melhorias atuais.

Além disso, a companhia ingressou em 2021 com valores mais baratos no mercado. Enquanto que ela busca efetuar a venda de certos ativos que compõem a mesma. Assim, o objetivo é conseguir diminuir as dívidas que foram contraídas anteriormente.

No futuro, será possível que a distribuição dos dividendos seja ainda mais favorável. E o fato de trabalhar com um produto básico pode trazer bons retornos. Sem dúvida, o petróleo é um recurso não renovável que é de extrema importância mundialmente.

Vale ressaltar que com a entrada de um novo presidente americano, os preços podem aumentar. De tal modo que os investidores podem aplicar dinheiro no setor de commodities. Entretanto, espera-se que esses aumentos ocorram daqui alguns anos.

Observando assim, as ações da Petrobras [PETR3;PETR4] podem ser uma boa escolha. Uma vez que a empresa é sólida e está buscando se atualizar cada vez mais. Só que é sempre bom lembrar que existem oscilações na bolsa de valores. Isso pode fazer com que haja prejuízos, por isso a análise é fundamental.

Vale a pena investir nas ações da empresa?

De acordo com tudo que lemos até aqui é possível chegar a uma conclusão. Dessa maneira, o foco da companhia está direcionado ao que traz rentabilidade. E os desinvestimentos são estratégicos para trazer melhorias.

Esses pontos podem ser vantajosos para os investidores que pretendem ganhar dinheiro com os ativos. O método de foco direcionado ao negócio principal, garante uma competitividade muito grande.

Por sua vez, os dividendos possuem uma política inovadora por parte da Petrobras [PETR3;PETR4]. Já que o seu conselho de administração fez uma revisão nas políticas aplicadas nesses pagamentos.

Com a possibilidade de gerar um caixa favorável em 2021, os acionistas podem ser beneficiados. E isso pode acontecer devido a diminuição nos custos de extração do petróleo.

E não podemos desprezar a eficiência que ela possui para realizar esses tipos de operações. Por fim, essas ações são boas e podem integrar a sua carteira de investimentos. Contudo, o mercado é volátil, portanto seja cauteloso, pois podem haver prejuízos financeiros.  

Imagem do autor

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Visualizar Comentários

Renda Variável
Renda Variável
Economia
Empresa