Mercado Financeiro

Qual valor mínimo para investir LCA?

A LCA é um investimento atrativo e de baixo risco. E se trata de um investimento de renda fixa que oferece bons rendimentos. Além disso, a…

Data de publicação:26/05/2021 às 08:42 - Atualizado 6 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

A LCA é um investimento atrativo e de baixo risco. E se trata de um investimento de renda fixa que oferece bons rendimentos. Além disso, a LCA auxilia no desenvolvimento das commodities agrícolas, um dos pilares da economia brasileira.

Mas vale a pena investir? Entenda sobre este ativo e pode tornar-se um aliado na sua carteira!

O que é LCA?

Seu significado é Letra de Crédito do Agronegócio. É um título de renda fixa de crédito privado oferecido por corretoras de valores e bancos.

O título tem prazo de vencimento. O investidor recebe o capital investido acrescido de uma taxa de rentabilidade. As instituições financeiras utilizam o investimento na LCA para custear atividades do agronegócio como construção de infraestrutura para cultivo e compra de insumos, máquinas.

Características de uma LCA

As instituições financeiras emitem a LCA com o objetivo de fornecer crédito ao agronegócio. Seu aporte é um pouco mais alto que outros investimentos de renda fixa.

Em resumo, quando o investidor adquire uma LCA, o banco empresta o dinheiro dele para uma empresa ou produtor rural com taxas maiores. Com isso, a instituição financeira garante que o capital investido será pago e ainda obterá lucro sobre o título. Confira as principais características da LCA:

Valor mínimo – o investimento mínimo na LCA é de mil reais.

Emissão – Apenas bancos privados e públicos podem emitir LCA, independente dos seus portes. Cada instituição tem prazo de investimento e taxa de rentabilidade diferenciados.

Liquidez A liquidez da LCA é apenas no vencimento, pois é baixa. O banco paga ao investidor o valor corrigido pelo rendimento.

Resgate antecipado – Em geral, seu resgate acontece somente no vencimento. No entanto, há bancos que permitem o resgate antecipado e podem fornecer condições específicas. É recomendado que o ativo permaneça na carteira até o final do prazo, para que não haja perda de capital. Os bancos que permitem o resgate antecipado podem cobrar taxas e multas.

Carência – Em média, o período de carência da LCA é de 3 meses. A LCA é um investimento para quem tem objetivo a longo prazo. Se você precisa do dinheiro durante o período da carência, terá que pagar multas e taxas.

Taxas e custos – A LCA tem isenção de impostos e custos. Somente quando há possibilidade de resgaste antecipado há cobrança de taxas.

Como investir

Investir na LCA é uma alternativa segura para montar sua carteira. O primeiro passo é escolher uma instituição financeira de confiança, seja um banco ou uma corretora de valores. A partir daí, siga os passos abaixo:

  • Abra a sua conta, preenchendo o cadastro com seus dados pessoais.
  • Transfira o dinheiro para a conta
  • Escolha a opção investimento – renda fixa – LCA.
  • Simule o melhor investimento
  • Compre a LCA

Há inúmeras vantagens em investir na LCA. A isenção de Imposto de Renda é uma delas. Em geral, a LCA tem rentabilidade ligeiramente superior ao CDI e é indicada para investidores que desejam diversificar sua carteira.

Além disso, a LCA está coberta pelo Fundo Garantidor de Créditos – FGC – até o limite de 250 mil reais por CNPJ ou CPF.

Escolher a melhor LCA do mercado depende do que se deseja fazer com o dinheiro. Há opções de longo prazo que podem render até 5,5% anualmente. Mas para quem precisa de um retorno mais rápido, há opções que pagam 97% do CDI no prazo de um ano e têm liquidez diária.

Como é calculado seu rendimento

O rendimento da LCA é calculado sob a forma de juros compostos. Veja a fórmula para calcular sua rentabilidade:

M = C x (1 + i)t, sendo que:

M é Montante final

C é o capital investido

i é a taxa de juros por ano

t é a quantidade de tempo investido

Considerando que o investidor aplicou 5 mil reais, com rendimento de 100% do CDI e vencimento em um ano, em 2020 o indexador ficou em 4,5%. Ao substituir os valores na equação, temos:

M = 5.000 x (1 + 0,045) 1

M = 5.225,00

Entre outras palavras, o rendimento dessa Letra de Crédito em um ano será de 225,00.

Tipos

A LCA é um título de renda fixa utilizada para financiar as tarefas do setor do agronegócio. Existem três tipos: prefixada, pós-fixada e híbrida, que variam conforme data de vencimento e rentabilidade.

LCA Prefixada – têm taxa de rendimento de 7% ao ano. Ao investir nesse tipo, o investidor saberá quanto o seu capital irá render. Essa aplicação pode ser usada para obter um determinado valor no futuro para adquirir algum bem. É a opção mais segura.

LCA Pós-fixada – Essa modalidade é a mais comum do mercado. Seus rendimentos estão atrelados a um indexador da economia, como a taxa Selic, IPCA e CDI. Portanto, sua rentabilidade corresponde ao percentual do indicador, por exemplo 105% do CDI. Se o indexador aumenta, os rendimentos também sobem.

Híbrida – Esse tipo combina as características dos outros dois tipos. Seu rendimento é composto por uma parte fixa e outra de um indexador. Por exemplo: 4% + CDI. Esse modelo é uma ótima opção para investidores que desejam preservar o poder de compra no futuro. É uma aplicação de médio a longo prazo. Ideal para compra de imóvel, aposentadoria, reserva financeira. Entre outros.

Vale a pena investir em LCA?

A LCA tem muita importância para economia brasileira, pois o dinheiro captado pelas instituições financeiras é redirecionado para as atividades agropecuárias. Com esse investimento, o setor de agronegócio cresce a cada ano.

A Letra de Crédito do Agronegócio é um investimento de baixo risco, ou seja, é uma forma do dinheiro render de maneira mais segura quanto à poupança. A diferença é que a LCA rende mais. Além disso, este ativo possui isenção de impostos e conta com a garantida do FGC.

Mas é importante sempre atentar-se aos pontos principais antes de investir: aliar seu perfil de investidor, junto aos seus objetivos, para que assim entenda se este ativo pode compor sua carteira de investimentos.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre
Yuri Milner

Yuri Milner

Quem é Yuri Milner? Yuri Milner é o nome de um renomado físico russo, fundador da Digital Sky Technologies (DST). Nascido em 1961 na cidade de Moscou,...

  CONTINUAR LENDO