Empresa

A Vale é uma empresa brasileira do ramo de mineração, considerada uma das 5 maiores mineradoras do mundo. É responsável por produzir não só minérios de ferro e níquel, como também cobre, potássio, alumina, manganês, ferroliga entre outros.

Foto: João Bosco

Do setor de materiais básicos, a companhia, que antes se chamava Vale do Rio Doce, foi criada em 1942 por Getúlio Vargas no intuito de explorar as minas de ferro da região de Itabira, MG. Desde 1943 possui capital aberto e hoje negocia ações na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), Madrid (L17) e Nova York (NYSE).

Tem funcionamento em 14 estados do país, além de estar presente em cerca de 30 países. Possui 2.000km de malha ferroviária e 9 terminais portuários para atuar em seus três diferentes segmentos: Minerais Ferrosos, Metais Básicos e Carvão.

A companhia também é conhecida pelo pagamento recorrente de dividendos, que só foi diminuído após o grave acidente de Brumadinho no final de 2015. Hoje em dia a retomada ainda não aconteceu, porém, a empresa vem apresentando bons resultados o que proporciona que volte a distribuição de dividendos em breve.

Por ser uma multinacional conceituada mundialmente, as ações da Vale atraem interesses de todos os tipos de investidores. Se você é um destes, fique ligado neste artigo!

Como investir em ações da Vale?

Investir em ações da Vale é muito simples e rápido. Você só precisa ter uma conta aberta em uma corretora de valores confiável e efetuar a sua compra. Mas para que você não tenha problemas nesse processo, desenvolvemos um passo a passo abaixo.

  1. Abra sua conta em uma corretora de valores

A primeira coisa que você precisa fazer para investir em qualquer ação é abrir sua conta em uma corretora de valores. Isso porque este é o melhor e mais confiável caminho para que você tenha acesso às negociações da Bolsa de Valores.

Escolha uma corretora que não cobre taxas abusivas e que seja de confiança. Após escolher, abra a sua conta preenchendo todo o cadastro e enviando para análise os documentos necessários. Após a aprovação da corretora, a sua conta estará aberta.

  1. Estude mais sobre a empresa

Agora que você já tem sua conta na corretora e já se familiarizou com as funcionalidades que a mesma oferece, é hora de colocar a mão na massa. Se você deseja investir em ações da Vale, é ideal que estude mais sobre a companhia que estará se tornando sócio.

Isso porque o investimento em ações nada mais é do que comprar uma parcela daquele negócio. E, para que você tenha sucesso com isso, é imprescindível se informar sobre alguns fatores, como: dívida líquida, receita, preço/lucro, dividendos, entre outros.

  1. Faça uma transferência do valor para a corretora

Depois de tudo que você aprendeu sobre a empresa, se decidir que vale a pena para você investir nas ações da Vale, é hora de transferir o valor para a corretora. Defina quanto você deseja investir neste primeiro momento, e transfira o montante.

  1. Pesquise pelas ações da Vale na Home Broker

Após receber o dinheiro transferido para a sua conta da corretora, você estará apto a investir em ações através da Home Broker – o ambiente de negociação. Para isso, acesse a área indicada dentro da sua conta no site da corretora e pesquise pelas ações da Vale através do código: VALE3 ou VALE3F (em se tratando de mercado fracionário).

  1. Preencha os campos obrigatórios

Ao clicar na ação indicada, abrirá uma aba para você preencher os dados para a ordem de compra. Esses dados são: número de ações que deseja comprar e o preço que irá pagar por ação (de acordo com a cotação do dia).

  1. Execute sua ordem

Tendo preenchido esses dados, você precisará inserir a sua assinatura eletrônica para executar a ordem. Após, você poderá acompanhar o andamento do processo de compra em uma outra aba chamada “Ordens”.

Pronto! Quando a ordem for executada, quer dizer que você terá comprado as ações da Vale.

Qual valor mínimo para investir em ações da Vale?

O valor mínimo para investir em ações da Vale é o preço único de 01 ação (a depender da cotação do dia), já que você não precisa adquirir o lote inteiro de 100 ações. Enquanto escrevemos este artigo (Jun/2021), o preço de uma ação está em R$ 112,90.

Para adquirir ações por unidades e não por lotes de 100, basta você inserir um F no final do código das ações que deseja comprar. Exemplo: ações da vale por lotes: VALE3; Ações da vale por fracionadas: VALE3F.

Dessa forma, você pode comprar de 1 a 99 ações unitárias. O preço pode variar em relação às ações por lote, mas essa variação geralmente é mínima e não influencia no seu investimento.

Quanto rende investir em ações da Vale?

As ações da Vale estão no mercado de renda variável, ou seja, sua rentabilidade não é garantida no momento do investimento pois pode sofrer variações com o tempo. No entanto, como você pode ver no gráfico abaixo, o longo prazo da companhia sempre teve saldo positivo.

Fonte: guiainvest

Depois da queda significativa das ações após o acidente de Brumadinho (2015), a empresa vem se recuperando regularmente, deixando o gráfico positivo mais uma vez.

É válido sempre ressaltar que para entender melhor a rentabilidade de um investimento, é preciso analisar muito mais do que o preço da ação. Fatores como a distribuição de dividendos e juros sob capital próprio também é fundamental para este cálculo.

Quanto aos dividendos, a política de remuneração aos acionistas da empresa determina que a distribuição será feita semestralmente. O valor mínimo será calculado a partir de 30% do EBITDA Ajustado menos Investimento Corrente, ou seja, 0,3 x (EBITDA ajustado – Investimento Corrente).

Além disso, a empresa distribui Juros sobre Capital Próprio regularmente.

Vale a pena investir em ações da Vale

Para decidir se vale a pena investir em ações da Vale você precisará levar alguns pontos em consideração, como: seu perfil de investidor; atual momento da companhia; preço das ações no dia em que deseja investir.

O seu perfil de investidor

Definir o seu perfil de investidor é um dos primeiros passos para se tornar um investidor. Isso porque será através dessa determinação que você poderá escolher quais investimentos caberão na sua carteira e quais não serão bons para você.

Dessa forma, você poderá optar em um perfil conservador, moderado ou arrojado. O perfil conservador é aquele que não possui aptidão ao risco. Ou seja, prefere investimentos menos arriscados, mesmo que isso implique em uma rentabilidade menor.

Já o investidor moderado é aquele intermediário, que possui certa aptidão ao risco, porém não gostaria de se expor tanto às altas volatilidades dos investimentos mais rentáveis. E por último, há o investidor arrojado, que é aquele perfil que possui total aptidão ao risco e não se importa de expor sua carteira por maiores rentabilidades.

Se o seu perfil for conservador, então investir em ações da Vale não poderá ser um bom negócio para você, já que por estar enquadrada na renda variável, envolve riscos. No entanto, se o seu perfil for de moderado à arrojado, então este investimento poderá valer a pena, a depender dos fatores seguintes.

Atual momento da companhia

O atual momento da companhia deverá contar e muito para decidir se vale a pena investir nas ações da Vale. Isso porque pode ser que a companhia tenha um ótimo histórico, mas atualmente está fadada ao fracasso devido à fontes externas que fogem de seu controle.

Ou então também pode ser o contrário. Uma companhia que esteve em maus lençóis hoje em dia pode ter se recuperado e ser promissora. Essas informações você só irá descobrir após estudar um pouco sobre a empresa, conforme comentamos lá no início do artigo.

Observe os principais indicadores da Vale para decidir se este parece ser um bom momento para iniciar o seu investimento.

Preço das Ações

O preço das ações é uma informação de extrema importância para decidir se vale a pena ou não investir em ações da Vale. Isso porque este é um fator determinante para a sua rentabilidade futura.

Se você comprar uma ação que esteja muito cara, ela poderá só se desvalorizar com o tempo. Ao passo de que se você comprar uma ação enquanto ela está barata, você terá muito mais potencial de lucro, já que a valorização será mais previsível.

Levando estes 03 itens em consideração, você conseguirá saber se vale a pena ou não investir nas ações da Vale. Esta é uma decisão extremamente pessoal, e você é a melhor pessoa para tomá-la.

Qual melhor opção de ações da Vale para começar a investir?

A maioria das empresas disponibiliza no mercado dois tipos de ações: as ON (terminadas em 3) e as PN (terminadas em 4). As ações ON são as ações ordinárias, e têm como principal vantagem a autorização para voto em assembléias.

Já as ações PN são as ações preferenciais, que têm como principal vantagem a preferência no recebimento dos dividendos. A Vale também disponibilizou estes dois grupos de ações até 2017, ano em que decidiu transformar todas suas ações preferenciais para ações ordinárias com a relação 0,9342 ON por uma PN.

A partir de então, todas as ações disponibilizadas em mercado são Ordinárias. Ou seja, a Vale só possui ações ON, a partir do código VALE3. Você não encontrará ações da vale com o código VALE4.

Dessa forma, fica clara que a melhor opção de ações da Vale seja a VALE3.

Imagem do autor

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Empresa
Empresa
Renda Variável
Empresa
Veja mais Ver mais