Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
AIE: liberação de reservas de petróleo vai ajudar a compensar oferta russa menor
Economia

Produção de petróleo e gás em agosto cai para 3,85 milhões de boe/dia, diz ANP

Nível de extração foi 1,8% ao registrado em mesmo mês do ano passado

Data de publicação:29/09/2021 às 15:08 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

A produção de petróleo e gás natural em agosto foi de 3,85 milhões de barris de óleo equivalente (boe) por dia, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Esse volume é 1,8% inferior aos registrados em julho e em agosto do ano passado. A queda da produção ocorreu nas regiões do pré-sal e do pós-sal.

Ao todo, no Brasil, foram extraídos 2,99 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo, no mês passado, o que representa uma queda de 2,9% frente a julho e de 1,6% ante a igual mês de 2020. No pré-sal, a produção foi de 2,19 milhões de bpd de petróleo (a de óleo e gás foi de 2,76 milhões de boe/d), 1,5% menor do que no mês anterior e 0,4% inferior à de agosto do ano passado.

Plataforma de petróleo - Agência: Agência Brasil

Já a produção total de gás natural, de 137 milhões de m³ por dia, representou uma queda de 1,9% em relação ao mês anterior e uma alta de 2,3% em comparação a agosto de 2020. Menos da metade do volume total produzido, 55,3 milhões de m³/d, chegou ao mercado para ser consumido. A maior parte do gás continua a ser injetado de volta nos campos para pressionar os reservatórios a produzir petróleo.

Além de priorizarem o petróleo em detrimento do gás, as empresas estão optando por não vender o gás porque falta estrutura de escoamento do energético da plataforma até a costa.

Produção de petróleo é elevada na Bacia de Santos

Em agosto, o campo de onde foi retirado mais petróleo foi o de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos. Foram 1,2 milhão de boe/d.

Também na região, os campos de Búzios, Atapu e Sul de Tupi, operados sob o regime de cessão onerosa, estiveram entre os maiores produtores nacionais. Búzios, com 669,3 mil boe/d foi o segundo maior. Atapu foi o sexto, com 158,1 mil boe/d, enquanto o Sul de Tupi ficou na 11ª posição, com 69,1 mil boe/d.

Este mês marcou o início da produção de Sépia, também sob o regime de cessão onerosa no pré-sal da Bacia de Santos, de 8,6 mil boe/d. Os volumes excedentes de Sépia e Atapu serão ofertados na Segunda Rodada de Licitações dos Volumes Excedentes da Cessão Onerosa, em 17 de dezembro./Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados