Logo Mais Retorno
endividado
Finanças Pessoais

Previdência Privada: dicas para aproveitar bem o PGBL na declaração do Imposto de Renda

O prazo oficial para a entrega da declaração do Imposto de Renda é 31 de maio; use a possibilidade de dedução com o PGBL…

Data de publicação:19/04/2021 às 05:00 -
Atualizado 9 meses atrás
Compartilhe:

O  prazo oficial para a entrega da declaração do Imposto de Renda é 31 de maio. 

Quem tem um plano de previdência modalidade PGBL, Plano Gerador de Benefício Livre, e aproveitou o ano anterior para realizar aportes extras tem agora uma vantagem na hora de acertar as contas com o Leão.

A dedução de até 12% do que foi depositado em PGBL da renda bruta é um adiamento do imposto

Isso porque esse tipo de plano de previdência permite deduzir os valores depositados em até 12% da renda bruta anual tributável. Na prática, isso reduz a base de cálculo e, portanto o imposto a pagar, ou aumenta os valores da restituição.

A gerente comercial de Vida e Previdência da Porto Seguro, Lucimara Santos, afirma que “além da possibilidade da dedução no IR, investir em previdência privada ajuda o cliente a construir seu planejamento financeiro para realizar sonhos e ter uma aposentadoria tranquila”.

A executiva destaca alguns benefícios da previdência privada e dá dicas para que os investidores aproveitem melhor sua previdência: “O incentivo fiscal do PGBL é um adiamento do imposto, que será cobrado no resgate ou no pagamento do benefício lá na frente”, explica ela.

Se é assim, então, a dica é reinvestir o valor da dedução no próprio plano para aumentar a reserva futura. Outra dica é optar pelo regime regressivo de tributação e manter cada contribuição aplicada por mais de 10 anos. Com essa estratégia será possível ser tributado a uma alíquota de 10% na hora de retirar o dinheiro.

Vale a pena também, segundo ela, incluir as coberturas de renda e pensões no seu plano. “Elas irão te proteger e também à sua família em caso de imprevistos financeiros”, conclui a especialista. 

Sobre o autor
Regina Pitoscia
Editora do Portal Mais Retorno.

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados