Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Economia
Economia

PIB dos EUA cresce 2,1% no 3º tri ante 2º tri, mostra segunda leitura

PIB dos EUA cresce, mas fica abaixo das expectativas

Data de publicação:24/11/2021 às 12:04 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos (EUA) registrou crescimento de 2,1% no terceiro trimestre ante o anterior, em números anualizados e após ajustes, informou nesta quarta-feira o Departamento do Comércio. Trata-se da segunda leitura do dado, que ficou um pouco acima da alta de 2,0% antes calculada, mas abaixo da previsão de avanço de 2,2% dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal.

Foto: Envato pib dos eua
PIB dos EUA cresce, mas fica abaixo das expectativas | Foto: Envato

O resultado desacelerou, após o crescimento de 6,7% registrado no segundo trimestre. O Departamento do Comércio nota em seu relatório que a perda de fôlego ocorreu em quadro de desaceleração nos gastos dos consumidores, com nova onda de casos da covid-19 e restrições e atrasos na reabertura econômica. Além disso, houve no período uma queda nos pagamentos em assistência governamental.

PCE

O Departamento do Comércio também publicou nesta quarta-feira a revisão do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), medida de inflação preferida pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

O PCE subiu 5,3% no terceiro trimestre ante o segundo, e o núcleo do índice, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve alta de 4,5%.

Os números, nesse caso, confirmaram os resultados preliminares. No segundo trimestre, os avanços do PCE haviam sido de 5,8% para o índice cheio e de 6,1% no caso do núcleo.

* Com informações da Dow Jones Newswires / Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!