Economia

Payroll mostra criação de 223 mil vagas nos EUA em dezembro; taxa de desemprego cai a 3,5%

O Departamento do Trabalho revisou para baixo os números de criação de postos de trabalho de novembro, de 263 mil para 256 mil

Data de publicação:06/01/2023 às 02:33 - Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulgou nesta sexta-feira, 6, o relatório de empregos, o Payroll,  e mostrou a criação de 223 mil empregos não agrícolas em dezembro, superando as estimativas do mercado, de 180 mil. 

A taxa de desemprego caiu para 3,5%, abaixo das projeções do mercado, que esperavam estabilidade em 3,7%. De acordo com as infomações do comunicado, os ganhos notáveis aconteceram em lazer e hotelaria, saúde, construção e assistência social.

Departamento de Trabalho também revisou os dados do Payroll de novembro e outubro | Foto: Reprodução

O Departamento do Trabalho revisou para baixo os números de criação de postos de trabalho de novembro, de 263 mil para 256 mil, e também de outubro, de 284 mil para 263 mil.

“O indicador de mercado de trabalho oficial, considerado pelo Fed para tomada de decisão, se observado juntamente com os PMIs divulgados recentemente, apresentam uma queda do nível de atividade norte-americana em 2022. Essa retração é esperada vista a política monetária mais contracionista aplicada pela autarquia, visando a desaceleração dos preços, mas vale lembrar que os núcleos do PCE ainda seguem com movimentos altistas. Assim, mantenho a expectativa mais um reajuste de 0,50% p.p para a próxima reunião do FOMC, que acontecerá no dia 26 de janeiro.”

Ariane Benedito, economista especialista em mercado de capitais

Em dezembro, o salário médio por hora teve alta de 0,27% em relação a novembro, ou US$ 0,09, a US$ 32,82, vindo abaixo da previsão de acréscimo de 0,40%. Na comparação anual, houve ganho salarial de 4,59% no último mês, aquém também da projeção de 5%. / Com Agência Estado. 

Leia mais:

Sobre o autor
Mari GalvãoRepórter de economia na Mais Retorno