Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
emergentes
Economia

Para Fed, alta de inflação e dado fraco de emprego devem ser temporários nos EUA

Integrante do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Christopher Waller reforçou o argumento de…

Data de publicação:13/05/2021 às 19:31 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Integrante do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Christopher Waller reforçou o argumento de que a escalada recente da inflação e o Payroll fraco nos Estados Unidos serão temporários. Em evento virtual, o dirigente reconheceu que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) surpreendeu analistas, mas ponderou que a leitura não altera sua visão sobre as perspectivas futuras.

Segundo ele, o movimento reflete a base de comparação fraco, gargalos na cadeia produtiva, excesso de demanda por trabalhadores e estímulos fiscais.

Alta da inflação nos EUA é considerada transitória pelo banco central americano, ainda sem necessidade de aumentar os juros

Waller projeta que a inflação ficará acima de 2% este ano e no próximo, devido a todos esses fatores. Contudo, ele entende que esses fenômenos vão arrefecer e voltar a enfraquecer os preços. "Embora eu espere que todos esses preços se afrouxem e que o aumento de preços se reverta, pode demorar algum tempo até que isso aconteça", disse.

Também em relação aos dados do mercado de trabalho, indicado pelo "fraco" Payroll da última sexta-feira, Waller entende que a tendência é transitória e que a recuperação ganhará força nos próximos meses.

Ele reconheceu que os dados de emprego ainda seguem longes dos níveis pré-crise. "O Produto Interno Bruto (PIB) está de volta ao patamar pré-pandemia, mas apenas recuperamos 14 milhões dos 22 milhões de empregos perdidos na última primavera (no hemisfério norte)", destacou.

O dirigente explicou que a dificuldade em encontrar trabalhadores, por conta do medo da covid-19 e altos benefícios a desempregados, é um dos fatores por trás do arrefecimento do mercado de trabalho, mas que isso deve ser revertido.

"Precisamos ver mais meses de dados antes de ter uma imagem clara sobre se tivemos progressos substanciais em direção ao nosso mandato duplo. Agora é hora de sermos um banco central paciente, e não guiados por surpresas temporárias nos indicadores", disse ele, reiterando que o Fed deve manter a política acomodatícia por algum tempo"./Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados