Krafton, empresa sul-coreana, tem primeiro pregão de queda após um IPO de US$ 3,8 bilhões
Os papéis da Krafton chegaram a cair 20% durante o primeiro pregão, mas fecharam o dias com uma variação negativa de 8,8%
A Krafton, empresa da Coréia do Sul por trás do videogame de sucesso “PlayerUnknown’s Battlegrounds” (PUGB), viu suas ações despencarem em sua estreia na bolsa de valores coreana nesta terça-feira, 10. A queda ocorre depois da companhia realizar o maior IPO (oferta pública inicial, na tradução) do país em mais de uma década, levantando US$ 3,8 bilhões.
Os papéis da empresa, que tem a Tencent - maior portal de serviços de internet da China - entre seus acionistas, chegaram a cair 20% durante o primeiro pregão, mas fecharam o dia com uma variação negativa de 8,8%. Assim, a Krafton tornou-se a primeira companhia do KOPSI, o índice de bolsa de valores sul-coreana, a registrar queda na estreia em 2021.
Reações do mercado
A companhia está lutando contra algumas preocupações do mercado. Os investidores temem que a receita da desenvolvedora de videogames dependa quase que exclusivamente das vendas relacionadas ao PUGB, principal produto da marca.
O IPO da Krafton, sediada em Seul, foi o segundo maior do país, depois da estreia da Samsung Life Insurance em 2010, que movimentou US$ 4,3 bilhões. Ela se junta a uma lista crescente de empresas de tecnologia e startups que estão abrindo capital em um boom de ofertas públicas que está remodelando o cenário corporativo da Coréia do Sul.
A oferta proporcionou uma valorização de US$ 19,3 bilhões à companhia, superando nomes já bem estabelecidos da indústria, como Nexon e Take-Two Interactive Software.
Seu tamanho, no entanto, desencorajou alguns investidores e a Krafton teve um desempenho inferior ao das outras empresas que fizeram sua estreia na bolsa sul-coreana recentemente. As ações da KakaoBank, o primeiro banco exclusivamente na Internet do país, por exemplo, saltaram 79% em sua estreia na última sexta-feira, superando as avaliações dos grupos financeiros tradicionais do país.
Também mexe com os ânimos dos investidores os temores de que Pequim esteja se preparando para reprimir a indústria doméstica depois que a mídia estatal chinesa condenou o “ópio espiritual” do jogo, na semana passada, potencialmente limitando um dos maiores mercados do PUBG.
“O tamanho da flutuação das ações era muito grande”, disse Choi Jongkyung, analista da Heungkuk Securities, observando que o IPO da Krafton foi mais de 1,5 vez maior do que o do KakaoBank. “Também houve más notícias da China durante a subscrição de ações do IPO de Krafton.”
Tamanho da Krafton
A participação de 14% do fundador Chang Byung-gyu na Krafton foi avaliada em cerca de US$ 3,034 trilhões com base no preço do IPO, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index. Ele se junta a uma lista crescente de bilionários que fizeram suas fortunas sozinhos em um país onde conglomerados familiares controlam a maior parte da riqueza há décadas.
Brian Kim, fundador da gigante de mensagens Kakao, é agora a pessoa mais rica do país com US$ 13,2 bilhões, à frente de Jay Y. Lee, da Samsung Electronics.
A estreia da Krafton a coloca ao lado de alguns dos maiores desenvolvedores de jogos de sua região, incluindo Nexon, avaliada em cerca de US$ 17 bilhões, e NCSoft, avaliada em cerca de US$ 15,5 bilhões.
O que torna a companhia única é sua extrema dependência de um único título, com PUBG sendo responsável por 96,7% das vendas da Krafton no primeiro trimestre.
“Krafton foi um dos maiores IPOs, mas não era popular em termos de taxa de assinatura em relação a outras ofertas porque depende muito de um só jogo”, afirma Paul Choi, chefe de Pesquisa do CLSA da Coréia do Sul.
Futuro da empresa
Apesar do início difícil, o especialista está otimista quanto ao potencial de longo prazo da empresa. “Eles têm 95% da receita gerada fora da Coréia, ao contrário de outras empresas de internet e jogos que têm foco principalmente doméstico”, explica. “Portanto, esta é uma empresa rara e verdadeiramente global da nova economia coreana.”
As versões para PC e console de PUBG venderam mais de 75 milhões de cópias em março. Na versão móvel, foi o jogo mais baixado em mais de 150 países.
A empresa de 14 anos, que administra cinco estúdios de jogos, está tentando se transformar em uma gigante do entretenimento, oferecendo filmes animados e conteúdo interativo baseado em aprendizado profundo em torno de seu universo de fantasia PUBG.
A Krafton planeja lançar um novo jogo, PUBG: New State, ainda este ano e um título de survival horror, The Callisto Protocol, no próximo ano. / Publicado originalmente na Bloomberg americana