Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Inflação para 2022 sobe de 6,45% para 6,59%, projeta Focus
Economia

Inflação acelerada distorce análise sobre a economia global, diz Kinea, gestora do Itaú

O crescimento econômico é uma ilusão criada pela pressão inflacionária

Data de publicação:13/06/2022 às 09:07 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

Em carta aos clientes, a equipe de análise da Kinea, gestora do Itaú, identifica um cenário mais claro de desaceleração da economia global, avaliado a partir de dados reais, expurgados os efeitos da inflação elevada. Diferente do transmitido pelos dados nominais que apontam até atividade em alta.

Para a equipe de analistas da gestora, o recente surto inflacionário mundial tem criado uma espécie de miragem. Ou algo como uma espécie de ilusão de crescimento econômico e de lucro de empresas onde não há.

IGP-DI inflação kinea
Foto: Reprodução

Muitos dos números econômicos apresentados, cita a carta, são medidos de forma nominal, e não em formato real, distorcendo a análise em períodos de aceleração inflacionária.

Exterior: impactos da China

Nesse ambiente de desaceleração mundial, de acordo com a gestora, a China tem o potencial de causar grande variação no nível de atividade para o segundo semestre, em consequência do forte impacto econômico causado pela recente onda de covid no país.

A política de covid zero tem impactado de tal forma a economia chinesa que, na visão dos analistas, torna nulos os efeitos de medidas de afrouxamento monetário/fiscal.

Estratégias da Kinea

Diante desse cenário, a gestora diz ter optado pela manutenção de uma estratégia mais defensiva. O portfólio mantém posição comprada no dólar, vendida em bolsa global e aplicada em juros, sobretudo na Europa.

Estão mantidas também as posições compradas em commodities como energia, metais e grãos. Mercados com limitação de oferta, principalmente as metálicas, diz a carta.

Perspectivas para o Brasil

Para o Brasil, a Kinea prevê surpresas positivas na atividade no curto prazo, mas risco de desaceleração no segundo semestre. Está no radar da gestora uma economia ainda resiliente no segundo trimestre, em continuidade à boa dinâmica do primeiro. O impulso viria da antecipação do FGTS e do 13º salário a aposentados e pensionistas do INSS.

A gestora, de todo modo, espera um cenário menos favorável para o segundo semestre. Um dos motivos é que os vetores que contribuíram para reforçar a renda na primeira metade do ano deixarão de atuar.

Uma expectativa agravada ainda pela persistente inflação, que vai corroer os ganhos reais, e pelos efeitos contracionistas mais severos da política monetária, com elevados juros reais, comandada pelo Banco Central.

A queda de atividade, em contrapartida, pode gerar efeitos positivos na inflação. A gestora espera também melhor comportamento dos preços das commodities em moeda local, considerado desde o ano passado a principal locomotiva do processo inflacionário.

A carta destaca que a gestora mantém uma visão construtiva em relação ao Brasil, na comparação com os principais países desenvolvidos. Ainda que o País deva ter a economia impactada pela desaceleração global e política monetária mais dura, a gestora continua comprada em bolsa brasileira e aplicada na inflação de médio prazo.

Sobre o autor
Tom Morooka
Colaborador do Portal Mais Retorno.

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados