Mercado Financeiro

Nesta sexta-feira, 23, a falta de eventos ou notícias mais relevantes para a tomada de decisões de investidores faz com que o mercado volte sua atenção às ofertas iniciais de ações (IPOs) pelas empresas que abrem seu capital na Bolsa de Valores.

Na véspera foi a vez de a Multilaser, rede de utensílios domésticos e eletrônicos, estrear na B3, com forte valorização das ações.

Foto: Envato
Mercado financeiro, sem novidades, se volta para a divulgação de resultados trimestrais das empresas - Foto: Envato

A abertura bem-sucedida de capital pela companhia não foi suficiente para contagiar o ambiente na Bolsa, que segue em marcha lenta. A B3 fechou com discreta valorização de 0,16%, suficiente, porém, para empurrar o Índice Bovespa (Ibovespa) de volta acima de 126 mil pontos – fechamento do pregão em 126.146,66 pontos.

A safra de balanços, que também atrai o interesse de investidores, será retomada apenas na próxima semana. A Hypera puxa a fila, com a divulgação de seu balanço trimestral na próxima segunda-feira, 26.

A expectativa dos investidores em torno dos dados do balanço, no entanto, poderá ser atendida já no fim desta sexta-feira. A companhia antecipa e divulga os dados de seu resultado trimestral maio-junho após o fechamento do mercado.

Mercado atento a dados da inflação

O único indicador mais relevante na agenda doméstica do mercado financeiro para o fechamento da semana nesta-sexta-feira, 23, é a divulgação do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15) de julho.

A expectativa de analistas é que o índice que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que será anunciado hoje ainda venha elevado, por causa da pressão de alta dos preços de alimentos. A estimativa é que se situe em um intervalo entre 0,65% e 0,70%.

O IPCA-15 não mede a inflação oficial, mas é considerado uma prévia, a que é calculada pelo IPCA. A metodologia de cálculo usada pelo IBGE é igual para os dois índices, o que muda é o período de medição.

A pesquisa de preços para a apuração do IPCA-15 é feita do dia 16 de um mês ao dia 15 do mês seguinte; a do IPCA é feita de 1º ao último dia do mês. A inflação oficial de julho será conhecida no início de agosto.

NY: futuros em alta

Os contratos futuros negociados nas bolsas de Nova York operam em alta em meio ao otimismo da temporada de balanços, que ajudou Wall Street na véspera a voltar para suas máximas históricas.

Segundo o sócio da Wisir Research, Filipe Teixeira, as ações globais estão em curso para um ganho semanal modesto, sustentado por lucros corporativos robustos e suporte de estímulo.

Ao mesmo tempo, o declínio de julho nos rendimentos dos Treasuries pode sinalizar preocupação com um possível pico no crescimento econômico, em parte porque a cepa Delta do coronavírus deve restringir a mobilidade em alguns países.

No dia anterior a força-tarefa da Casa Branca para a covid-19 alertou que há um novo crescimento no número de casos positivos no país, em especial por conta da variante Delta.

A cepa já representa 83% do total de casos nos EUA. Na visão do Danske Bank, apesar da alta de casos, com a população mais vulnerável protegida pela vacina, as novas ondas de contaminação devem ser bem menos severas.

O banco afirma manter sua visão de que novas restrições não devem ser impostas nos próximos meses nem nos Estados Unidos, nem na Europa, devido ao andamento da vacinação.

CPI da Covid

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Omar Aziz, defendeu que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, retire a secretária Mayra Pinheiro da Pasta ou saia do cargo.

Para Aziz, Mayra não tem condições morais de continuar na Saúde. O parlamentar também disse que o treinamento realizado pela servidora para participar da CPI não surtiu efeito.

"Ela estava muito nervosa, e não conseguia se explicar", disse, após divulgação de um vídeo onde Mayra aparece se preparando para oitiva.

De acordo com um vídeo publicado pelo site The Intercept Brasil, Mayra fez um treinamento por videoconferência antes de ser questionada pelos senadores da CPI. Estão presentes no treinamento da médica o pesquisador Regis Bruni Andriolo e o também secretário da pasta Helio Angotti Neto.

No vídeo a médica afirma que precisa enviar a senadores "perguntas cujas respostas sejam oportunidade de eu falar". "Tem um grupo que nos apoia, que reconhece o nosso trabalho. Esse grupo precisa fazer perguntas que nos ajudem no nosso discurso. Que perguntas posso dar a esses senadores fazerem a mim, que eles chutam para eu fazer o gol?", afirmou Mayra.

Bolsas asiáticas fecham em queda

As bolsas asiáticas fecharam o último pregão da semana majoritariamente em queda. Nesta sexta-feira, predominou novamente a incerteza em relação à pandemia de covid-19, com o avanço da variante Delta do coronavírus, o que já havia derrubado os mercados na segunda-feira, 19.

Também houve preocupação com possíveis regulações na China contra empresas de tecnologia, como a Didi Global. Na China continental, o índice Xangai Composto recuou 0,7%, aos 3.550,40 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 1,4%, aos 2.468,14 pontos. Ações de farmacêuticas lideraram as perdas.

 No Japão, um feriado manteve os mercados fechados pelo segundo dia consecutivo e, portanto, o índice Nikkei não abriu.

"As ações asiáticas foram negociadas de forma lateral nesta sexta-feira, refletindo a volatilidade dos preços em Wall Street na sessão anterior", disse o analista Anderson Alves, da ActivTrades, em um comentário. "No entanto, as preocupações com a pandemia continuam pesando no mercado", acrescentou.

Além disso, há preocupação com o cerco regulatório da China. No dia anterior, a Bloomberg noticiou que autoridades de Pequim consideram impor penalidades, talvez sem precedentes, à Didi Global, que recentemente abriu capital em Nova York.

O país asiático vê a decisão da companhia tecnológica de transporte privado de realizar uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) nos EUA como uma afronta.

Em Hong Kong, o Hang Seng encerrou com perda de 1,4%, aos 27.321,98 pontos, pressionado para baixo por ações relacionadas ao consumo, que recuaram diante da piora da pandemia no continente asiático.

O Kospi, por outro lado, subiu 0,1% em Seul, aos 3.254,42 pontos. Na bolsa sul-coreana, o otimismo com a temporada de balanços de empresas superou a incerteza relacionada à variante delta do coronavírus, que tem levado a mais restrições às atividades econômicas.

Na Oceania, a bolsa da Austrália avançou mesmo após um Estado do país decretar emergência por conta da piora da pandemia de covid-19. O S&P/ASX 200 registrou alta hoje de 0,1% em Sydney, aos 7.394,4 pontos. O índice acionário renovou a máxima histórica de fechamento pelo segundo dia consecutivo. / com Júlia Zillig e Agência Estado

Imagem do autor

Colaborador do Portal Mais Retorno.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Visualizar Comentários

Veja mais Ver mais