Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
consumo das famílias
Economia

Intenção de Consumo das Famílias cresce 2,1% em agosto ante julho, diz CNC

O Consumo das Famílias de agosto registrou 70,2 pontos, maior resultado desde abril deste ano, mas ainda segue abaixo do nível de satisfação

Data de publicação:23/08/2021 às 13:30 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), indicador apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceu 2,1% em agosto ante julho, para 70,2 pontos, informou nesta segunda-feira, 23, a entidade. Em relação a agosto de 2020, a alta é de 6,1%. A leitura deste mês do ICF é a maior desde abril deste ano.

consumo das famílias
Hortifrúti em Porto Alegre, Rio Grande do Sul | Foto (Agência Brasil)

Apesar da alta, a CNC destacou, em nota, que o Consumo das Famílias segue abaixo do nível de satisfação, de 100 pontos. Desde 2015, quando a economia ainda estava na recessão que durou de 2014 a 2016, o indicador da CNC está abaixo de 100 pontos.

Em agosto, todos os subíndices do ICF apresentaram resultados positivos, com destaque para o que mede a Perspectiva de Consumo, que cresceu 5,6% ante julho, atingindo 70,7 pontos, no melhor resultado desde maio de 2020.

"O item foi o de maior crescimento em agosto e revelou melhora na percepção dos brasileiros em relação a compras no segundo semestre", diz a nota divulgada pela CNC.

O Nível de Consumo Atual cresceu 3,7% ante julho, alcançando 55,2 pontos, o maior patamar desde março deste ano.

"O ICF deste mês mostra que a expectativa das famílias brasileiras é que o ambiente econômico mais positivo, percebido no curto prazo, se prolongue para o longo prazo", diz a nota da CNC.

Ainda entre subíndices que compõem o ICF, a Renda Atual cresceu 1,8% ante julho, "continuando a tendência de aumento pelo terceiro mês, enquanto na comparação anual houve crescimento pela primeira vez desde abril de 2020, de 1,2%".

Já o Emprego Atual mostrou um crescimento mensal tímido, de 0,4%, o menor, na passagem de julho para agosto.

"O número absoluto atingido por este item na pesquisa (87,3 pontos), no entanto, foi o maior no mês e mostra sua força na base da recuperação do consumo", diz a nota da CNC. / Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados