Economia

Inflação nos EUA sobe 0,4% em outubro, abaixo do consenso do mercado

Núcleo do CPI avança 0,3% no período, enquanto expectativa era para alta de 0,5%

Data de publicação:10/11/2022 às 11:35 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos Estados Unidos registrou alta de 0,4% na passagem de setembro para outubro, abaixo do consenso do mercado de 0,6%. Os dados divulgados pelo Departamento do Trabalho nesta quinta-feira, 10, mostraram inflação de 7,7% no acumulado em 12 meses, abaixo da expectativa de 8,0%.

O núcleo do CPI norte-americano, que exclui a variação dos preços de alimentos e energia, avançou 0,3% em outubro, na comparação com a variação de 0,6% registrada em setembro. A expectativa do mercado para o núcleo da inflação apontava para 0,5% no período. No acumulado dos últimos 12 meses, o núcleo do CPI ficou em 6,3% em outubro, um queda frente ao mês anterior, em 6,6%, e abaixo das projeções, de 6,5%.

CPI avança, mas fica abaixo do consenso de mercado | Foto: PxHere

O especialista em macroeconomia da Quantzed, Fabio Fares, pontua que o resultado garante uma subida de juros em velocidade mais devagar agora e ganha força a possibilidade de alta de 50 pontos base em dezembro, na próxima reunião de política monetária do Federal Reserve.

"Os números fortalecem o discurso do Fed de diminuir o ímpeto das altas, ou seja, a alta de 50 pontos vai ser provavelmente chancelada em dezembro, o que não significa que juros vão parar de subir. Com os dados positivos, as bolsas [norta-americanas] disparam. S&P, Nasdaq, Dow Jones sobem. Dólar no zero a zero. Mercado está vendo sinais de que o pior da inflação já passou".

Fabio Fares, especialista em macroeconomia da Quantzed

Leia mais:

Sobre o autor
Mari GalvãoRepórter de economia na Mais Retorno