Inflação nos EUA, CPI, sobe 0,1% em novembro
A mediana dos analistas consultados pelo Projeções Badcast apontava para alta maior, de 0,2%
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA subiu 0,1% em novembro, na comparação com outubro, informou nesta terça-feira, 13, o Departamento do Trabalho.
A mediana dos analistas consultados pelo Projeções Badcast apontava para alta maior, de 0,2%. Na comparação anual, o CPI subiu 7,1%, também abaixo da previsão de alta de 7,3% dos analistas.
“A inflação pode ter atingido o pico, o que anima muito os investidores. O mercado ficou muito animado, o dólar despencou e o índice, além de subir, entrou em leilão de tanta força compradora que teve, o que é raro de acontecer. Amanhã temos a decisão de alta de juros. O consenso do mercado é de que eles irão subir em 50 p.p os juros e, diante de dados melhores do que o esperado, não vejo motivo algum para o FED agir de forma diferente ou que pegue o mercado de surpresa."
Rodrigo Cohen, analista CNPI e co-fundador da Escola de Investimentos
O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve alta mensal de 0,2% em novembro, ante expectativa de avanço de 0,3%. O núcleo do índice cresceu 6,0% na comparação anual, quando a previsão era de alta de 6,1%. / Com Agência Estado.
Leia mais: